Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimas notícias

publicado 04/06/2013 12h44, última modificação 12/04/2016 13h08
152 anos de ciência sobre as culturas indígenas — última modificação 02/05/2018 10h15

Tendo como foco a Amazônia, o Museu Goeldi contribui com diferentes estudos sobre as diversas culturas indígenas que povoaram e povoam a região. As reservas arqueológica, etnográfica e linguística reúnem coleções fundamentais para entender e valorizar uma face do Brasil que carece de mais visibilidade: a multiplicidade da cultura material e das línguas dos povos originários da região amazônica.

Exposição: cientistas, gestores e moradores contam a história de Gurupá — última modificação 02/05/2018 10h22

O Forte Santo Antônio de Gurupá abre suas portas nesta sexta-feira (20/04) para exibir uma narrativa plural. A exibição faz parte de conjunto de ações do Museu Goeldi, IPHAN, Prefeitura e população de Gurupá. A diversidade é a marca deste município, onde já foram identificados mais de 50 sítios arqueológicos.

Grupo Dmãneho e Museu Goeldi celebram o Mês dos Povos Indígenas — última modificação 02/05/2018 15h56

Indígenas da etnia Fulni-ô, de Pernambuco, realizam atividades no Parque Zoobotânico neste final de semana: danças, contação de histórias, palestras, venda de produtos artesanais e pintura corporal fazem parte da programação.

Amazônia para ler, ver e vestir — última modificação 02/05/2018 10h28

O Museu Goeldi abre um novo espaço para divulgação científica misto de cafeteria, loja e livraria, com a parceria do Instituto Peabiru, do Me Gusta Creamery e apoiados por uma rede de criadores articulados pela empresa Samaúma. O espetáculo infantil “Tambor de Dentro”, dos atores e músicos Ester Sá e Renato Torres, movimenta o dia da abertura.

A caça predatória na Amazônia e a recuperação das ariranhas do rio Negro — última modificação 09/05/2018 10h33

Pesquisa mostra como o comércio internacional de peles impactou severamente as populações de lontras neotropicais e ariranhas no século XX. A presença desses animais aumentou com o surgimento de novas leis e a criação de Terras Indígenas, que se mostraram fundamentais na proteção da fauna explorada historicamente

Nova espécie de "cobra-cega" na Guiana Francesa — última modificação 09/05/2018 10h41

Pesquisadores do Museu Goeldi descreveram a nova espécie de anfíbio popularmente conhecido como cobra-cega ou muçum-preto. O resultado do trabalho foi publicado na nova edição do Boletim de Ciências Naturais do Museu Goeldi, que ainda reúne artigos sobre biodiversidade, uso da terra, plantas e animais.

Evento debate o fortalecimento de museus comunitários no Pará — última modificação 11/05/2018 09h47

A partir de segunda-feira (14), Belém sedia o primeiro Encontro de Ecomuseus, Pontos de Memória e de Cultura e Museus Rurais do Pará. A meta é construir um fórum no estado. A programação faz parte da 16ª Semana de Museus, que movimenta cerca de mil instituições de todo Brasil.

Oficina sobre flores ornamentais utilizadas na Amazônia — última modificação 11/05/2018 10h06

O evento inicia à programação do Museu Goeldi na 16ª Semana de Museus e também celebra o Dia das Mães. A atividade é voltada exclusivamente para a terceira idade e será realizada no Parque Zoobotânico.

Dia das Mães no Museu Goeldi — última modificação 11/05/2018 10h09

O espetáculo “Era uma vez” da contadora de histórias Zezé Caxiado é a atração para a família no Espaço Museu Goeldi neste dia 13

Evento internacional debate inovação tecnológica na Amazônia — última modificação 16/05/2018 10h06

Realizado pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor), o encontro busca incentivar o uso da ciência na solução de problemas cotidianos. Cientistas, empreendedores e a sociedade em geral vão participar da programação que começa nesta quinta-feira (17), em Belém (PA).