Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina sobre flores ornamentais utilizadas na Amazônia

Oficina sobre flores ornamentais utilizadas na Amazônia

O evento inicia à programação do Museu Goeldi na 16ª Semana de Museus e também celebra o Dia das Mães. A atividade é voltada exclusivamente para a terceira idade e será realizada no Parque Zoobotânico.
publicado: 10/05/2018 11h30, última modificação: 11/05/2018 10h06

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realizará nas manhãs dos dias 11 e 18 de maio, no Parque Zoobotânico, a oficina “Flores ornamentais utilizadas na Amazônia”. A atividade gratuita faz parte da programação da 16ª Semana de Museus e também é uma homenagem ao Dia das Mães.

Das 35 vagas ofertadas, a maior parte delas são exclusivas aos participantes do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso”, do Serviço de Educação e Extensão (SEEDU) do Museu Goeldi, e aos idosos atendidos pela Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) por meio do Centro de Referência de Assistência Social do Aurá, em Ananindeua. Entretanto, 5 vagas serão reservadas aos idosos sem vínculos com os projetos citados acima.

A oficina tem como principal objetivo trocar informações sobre as flores ornamentais em uso na região amazônica, com base em dados das cartilhas “Flores da Amazônia” e “Orquídeas da Amazônia”, organizadas pelo Museu Goeldi.

“Para além disso, a oficina também busca desenvolver a coordenação motora, a observação e a concentração do idoso”, explica a bióloga e educadora do Museu Goeldi Filomena Secco, uma das organizadoras da oficina. Filomena acrescenta que atividades com o público da terceira idade são estimulantes e demonstram que eles são capazes de criar.

Metodologia – Os idosos irão produzir réplicas de espécies florais, como a papoula e as orquídeas, em tecido. Mas, para isso, será feito um levantamento do conhecimento e vivência dos participantes sobre as flores ornamentais mais comuns e, logo em seguida, haverá uma roda de conversa sobre o assunto.

As cartilhas “Flores da Amazônia” e “Orquídeas da Amazônia” são utilizadas para dinamizar a atividade prática, que também inclui visita guiadas ao Parque Zoobotânico e à coleção didática, quando são feitos o reconhecimento de flores e peças florais (sépalas, pétalas, gineceu, androceu etc.).

Sobre o projeto – Com 13 anos de existência, o projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso” é coordenado por Maria Filomena Secco, do Serviço de Educação e Extensão do Museu Goeldi, e pela professora de Educação Física Isabel Fagury Videira. A iniciativa busca ampliar o conhecimento e sabedoria de pessoas da terceira idade por meio de diversas atividades, entre elas cursos, palestras, oficinas, dinâmicas em grupo, visitas a outros museus e atividades terapêuticas.

De acordo com Filomena Secco, a atividade pode ser uma oportunidade para uma futura garantia de renda. “Eles podem até mesmo vender os produtos manufaturados”, diz a educadora. Os trabalhos produzidos serão apresentados em outubro, durante as comemorações de aniversário de 152 anos do Museu Goeldi.

Texto: Hojo Rodrigues

Serviço | Oficina “Flores ornamentais utilizadas na Amazônia”

Datas: 11 e 18/05, das 8h30 às 11h30

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi – Av. Magalhães Barata, 376, São Braz.

Inscrições: Serviço de Educação – Sala de Atendimento da Coleção Didática.

Contato: 3182-3216.

Instrutoras: Maria Filomena Videira Secco, Izabel Cristina Fagury e Ana Maria