Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Educação > Atividades Educativas > MPEG Leva Educação à Comunidade

MPEG Leva Educação à Comunidade

publicado 07/05/2017 10h03, última modificação 07/05/2017 10h03

O projeto existe desde1985, como resultado das experiências institucionais no bairro da Terra Firme, em Belém (PA). Desenvolve trabalhos com centros comunitários da cidade, enfocando aspectos relacionados à melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros periféricos.Criado como estratégia para aproximação da instituição com as comunidades do entorno do Campus de Pesquisa, pelo então diretor Dr. Guilherme de La Penha, o projeto considera meio ambiente e ciência como indicadores de qualidade de vida. Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa, as ações do projeto são monitoradas por meio de reuniões mensais e questionários aplicados a cada ação.

São levados e debatidos temas ligados às áreas do Goeldi, com mais de 3 mil participantes. A temática constante tem sido a alimentação saudável e as possibilidades de reaproveitamento dos elementos da flora amazônica com a inclusão dos elementos advindos do conhecimento tradicional dessas comunidades. A consultora deste trabalho com a alimentação saudável é a Dra Clara Takaki Brandão.

Além de publicações derivadas, o projeto promove exposições das atividades, implantação de hortas e bibliotecas comunitárias no bairro da Terra Firme, exibição de vídeos científicos, visitas de comunitários às coleções científicas do MPEG e de cientistas às comunidades. Como resultado positivo, foi estabelecida parceria com o IBRAM por meio do Programa Pontos de Memória. O bairro da Terra Firme foi contemplado com um ponto de memória.

Responsável: Helena Quadros

E-mail: hquadros@museu-goeldi.br