Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Bibliotecas > Arquivo Guilherme De La Penha > Quem Somos

publicado 08/02/2018 14h21, última modificação 08/02/2018 14h21

O Arquivo Guilherme de La Penha, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, tem a missão de gerenciar informações e documentos arquivísticos para a preservação da memória institucional e da Amazônia. Atualmente, é vinculado ao Serviço de Informação e Documentação do Museu Paraense Emílio Goeldi.

O conjunto documental produzido, recebido e acumulado, que hoje forma o Arquivo Guilherme de La Penha, tem origem na própria criação do Museu, em 1866. Em 1883, Domingos Soares Ferreira Penna propôs a criação de um arquivo como parte da reorganização da instituição.

Com a chegada de Emílio Goeldi e a dinamização do então Museu Paraense, há um significativo aumento na documentação administrativa e científica produzida. Goeldi introduz a fotografia, já utilizada em outros museus de história natural, por considerá-la “base positiva para ajudar a memória e a descrição”, dando início a um dos mais importantes acervos fotográficos científicos do Brasil.

Em 1984, o arquivo inicia suas atividades a partir de projeto para organização de acervos privados. Em 1987, na gestão do diretor Guilherme de La Penha, o arquivo passa a integrar a estrutura administrativa do Museu Goeldi. O arquivo inaugura novas instalações em 2004 e, em 2006, passa a ser denominado Arquivo Guilherme de La Penha.

O Arquivo é constituído pelos documentos pertencentes ao Fundo MPEG, que abriga toda documentação intermediária e permanente produzida pelo Museu no decorrer de suas atividades e, os fundos de origem privada, que contêm os documentos doados ou custodiados por pessoas, famílias e instituições que se dedicaram aos diversos campos do conhecimento científico na Amazônia ou de interesse institucional.

Na Coleção Fotográfica estão reunidos cerca de 20.000 documentos, entre os quais se destacam 1.420 negativos em vidro produzidos entre o final do século XIX e primeira metade do XX.

Localização, contatos e horário de atendimento:

Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi
Av. Perimetral, 1901, Terra-Firme, Belém, Pará, Brasil.
Caixa Postal: 399 – CEP: 66077-830
Telefone: (91) 3217-6053 / (91)3217-6061