Você está aqui: Página Inicial > Oficina discute práticas sustentáveis dentro de casa

Oficina discute práticas sustentáveis dentro de casa

A atividade “Sustentabilidade começa em casa: oficina experimental de educação ambiental” será realizada de 12 a 15 de junho, no Campus de Pesquisa, e faz parte da programação do Museu Goeldi no Mês do Meio Ambiente. Serão 25 vagas ofertadas.
publicado: 07/06/2018 17h03, última modificação: 08/06/2018 09h50
Oficina de Sustentabilidade

Agência Museu Goeldi Você já parou para pensar na quantidade de lixo que é produzido por dia em sua casa? E na quantidade de lixo que é descartado de forma errada? Pensando nessas e outras questões, o Museu Goeldi promove, de 12 a 15 de junho, a oficina “Sustentabilidade começa em casa: oficina experimental de educação ambiental”, no Bosquinho do Campus de Pesquisa. São 25 vagas ofertadas a pessoas que queiram iniciar práticas sustentáveis em casa, com prioridade para os moradores do bairro da Terra Firme, em Belém.

Coordenada pela educadora Hilma Guedes, do Serviço de Educação do Museu Goeldi, a oficina busca promover a educação ambiental, por meio da sensibilização de donas e donos de casa, sobre a importância da sustentabilidade ambiental urbana. Desse modo, serão desenvolvidas ações práticas relacionadas à separação adequada e reutilização de resíduos sólidos no dia a dia, ao uso sustentável dos alimentos, à conservação e economia de água e energia e outros temas.

“Nessa oficina, cada um traz as suas habilidades e um resíduo. Ela está pautada no uso de recicláveis que você utiliza dentro de casa. A primeira pergunta que a gente faz, dentro dessa perspectiva socioambiental, é ‘o que eu ainda não faço pelo meio ambiente?’. A ideia é refletir e dialogar sobre soluções viáveis para praticar a sustentabilidade no cotidiano”, explica Hilma Guedes.

Metodologia A temática será abordada por meio de metodologias variadas, que vão desde diálogos e reflexões utilizando textos, slides e filmes a dinâmicas de grupo, com jogos colaborativos, kits didáticos e receitas sustentáveis.

No primeiro dia da oficina, os participantes são convidados a levar um resíduo que encontrar em casa e que aparentemente não tenha mais uso, como caixas de papelão, garrafas plásticas ou de vidro, capas de CD, camisetas e cadeiras antigas, por exemplo. Os produtos serão transformados de acordo com a criatividade de cada participante.

Durante a oficina, serão discutidas práticas sustentáveis no cotidiano, levando em conta o uso da eletricidade, água e materiais alternativos para limpeza e alimentos. “Também iremos trabalhar outros problemas como a pirataria. A pirataria é lixo, pois os produtos são baratos e frágeis. São fáceis de serem adquiridos e descartados e isso sai caro para o ambiente”, alerta Hilma.

Projeto – A oficina é uma realização do Serviço de Educação (SEEDU) do Museu Paraense Emílio Goeldi, com recursos do Projeto “Museu Goeldi: Lugar de educar para o meio ambiente”, contemplado por meio do edital 02/2017, da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 3182-3218 ou pelo e-mail hcris@museu-goeldi.br, até o meio-dia de 11 de junho. Os interessados devem manifestar os motivos de participar da oficina. Ao final do evento, serão emitidos certificados e as produções serão entregues aos participantes.

Texto: Hojo Rodrigues

Serviço | “Sustentabilidade começa em casa: oficina experimental de educação ambiental

Data: 12 a 15 de junho

Horário: 8h às 12h

Local: Bosque em frente à Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme).

Vagas: 25 (prioridade para moradores do bairro da Terra Firme).

Inscrições: 3182-3218 e hcris@museu-goeldi.br (até meio-dia de 11 de junho).