Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um tributo a Norman Platnick
conteúdo

Agência de Notícias

Um tributo a Norman Platnick

publicado: 09/04/2020 14h43, última modificação: 09/04/2020 14h52
tributoanormanplatnick01

tributoanormanplatnick01

O Museu Paraense Emílio Goeldi se une à comunidade científica internacional no pesar pela perda no dia 8 de abril de um dos maiores especialistas na pesquisa sobre aranhas no mundo, o norte-americano Norman Platnick. Nascido em 1951, Platnick era atualmente o curador emérito da Divisão de Invertebrados do Museu Americano de História Natural (AMNH). O aracnólogo sofreu acidente doméstico fatal.

De acordo com informações da própria AMNH, a pesquisa atual de Norman Platnick estava concentrada na família de aranhas Oonopidae (as aranhas-duendes). Ele idealizou o programa Inventário de Biodiversidade Planetária (PBI), financiado pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA, e coordenava a revisão global das aranhas Oonopidae.

A trajetória científica de Norman Platnick inclui a descrição de mais de 2.000 espécies novas de aranhas e a organização de várias edições do Catálogo Mundial de Aranhas, já disponível online, democratizando o conhecimento e ampliando a possibilidade de que mais pesquisadores avancem nos estudos desses seres vivos. Acesse o catálogo aqui.

O aracnólogo foi ainda fundamental para a elaboração da teoria da sistemática filogenética. Parte de seu rico conjunto de estudos resultou em cerca de 300 trabalhos publicados.

Platnick, além de inspiração aos pesquisadores do Museu Goeldi, colaborou com a instituição na descrição de novas espécies de aranhas, a listagem dos últimos 5 anos foi recentemente divulgada em edição especial do informativo Destaque Amazônia - acessível aqui.

Familiares de Norman Platnick informaram que iniciam um fundo para a financiar o memorial por sua contribuição no estudo da taxonomia de pequenas aranhas.

 

Imagem: attendnyc.com