Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seja um pesquisador mirim do Goeldi! Inscrições abertas para 2018

Seja um pesquisador mirim do Goeldi! Inscrições abertas para 2018

Durante o processo seletivo, serão avaliados diversos fatores para a formação dos grupos de pesquisa, desde conhecimentos prévios do Clube e do assunto que deseja estudar até a receptividade nas atividades propostas, como o trabalho em grupo.
publicado: 16/03/2018 16h00, última modificação: 27/03/2019 16h18
Exibir carrossel de imagens Acervo Museu Goeldi Grupo do Clube do Pesquisador Mirim em atividade no Parque Zoobotânico

Grupo do Clube do Pesquisador Mirim em atividade no Parque Zoobotânico

Agência Museu Goeldi - Entre os dias 19 e 29 de março, estarão abertas as inscrições para o Clube do Pesquisador Mirim 2018 (CPM). O projeto faz parte do Serviço de Educação e Extensão Cultural do Museu Paraense Emílio Goeldi. No total, serão destinadas 80 vagas, distribuídas em quatro grupos: Biodiversidade Amazônica, Amazônia: histórias e Memórias, Arte e Ciência no Museu e Saberes Amazônicos.

Podem participar do processo de seleção alunos de escolas públicas e privadas, do 4° ao 9° ano (3ª à 8ª série) do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

Projeto CPM disponibiliza 80 vagas em 2018Para se inscrever, é necessário que o responsável pelo estudante traga o boletim escolar do ano anterior, carteira de estudante ou declaração da escola. Esses documentos são necessários para comprovar se existe compatibilidade entre a série escolar com o grupo de pesquisa escolhido pelo aluno candidato. Também será preciso preencher uma ficha, com os dados atualizados do estudante.

Seleção – Para os candidatos novatos, o processo seletivo será realizado em duas etapas: entrevista oral e atividades em grupo. Durante a entrevista oral, os alunos, separados em grupos de seis, serão entrevistados por dois avaliadores sobre assuntos referentes ao Clube, Museu Goeldi, bem como a disponibilidade de horários, entre outros assuntos.

Na segunda etapa da seleção, os alunos inscritos serão novamente realocados em grupos de 35 alunos, no máximo. Cada equipe será monitorada por três avaliadores, que observarão como o candidato participa da dinâmica em grupo e na produção coletiva de cartazes, textos e desenhos. Os fatores para a formação dos grupos se baseiam nos conhecimentos prévios demonstrados sobre o assunto do grupo de pesquisa escolhido até a receptividade às atividades propostas e a cooperação do candidato com o seu grupo, além da coerência e domínio das ideias do trabalho apresentado.

Já para os pesquisadores mirins veteranos, o processo seletivo será por meio de uma prova escrita e também será considerado como o candidato foi avaliado nas participações anteriores do Clube do Pesquisador Mirim.

Os períodos de avaliação ocorrerão entre os dias 2 e 5 de abril e serão realizadas no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira e na Biblioteca Clara Galvão, ambos localizados no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. A entrada é pela Travessa Nove de Janeiro. Os candidatos devem comparecer ao Museu Goeldi com, no mínimo, 15 minutos de antecedência. As etapas serão em sequência e terão duração de até três horas. A lista de aprovados será divulgada a partir do dia 19 de abril no Portal do Museu Goeldi e por meio de cartazes afixados na portaria do Parque.

Acesse o Edital 2018 do CPM e saiba mais informações.

Clube do Pesquisador Mirim – O projeto existe desde 1997 e tem como objetivo principal estimular nos escolares o interesse pela iniciação científica através de experiências teóricas e práticas. Tendo essa finalidade em mente, são propostas semanalmente atividades, que incluem experimentos e observações, e também são utilizados material bibliográfico, vídeos, jogos e kits didáticos. No Clube, os participantes terão os primeiros contatos com os métodos e técnicas científicas, aprenderão a buscar e usar a informação, e serão estimulados a compartilhar suas descobertas.

Serviço | Inscrições para o Clube do Pesquisador Mirim 2018

Prazo para inscrições: 19 a 29 de março

Vagas: 80

Público: Estudantes do 4º ao 9º ano (ou 3ª a 8ª série) do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio

Local: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, com entrada pelo portão da Travessa Nove de Janeiro.

Para mais informações, acesse o Edital 2018 do Clube do Pesquisador Mirim.