Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Bionorte promove evento em Santarém

Rede Bionorte promove evento em Santarém

publicado: 27/10/2015 10h45, última modificação: 08/03/2018 10h54

Agência Museu Goeldi – A Rede Bionorte vai promover, nos dias 28 e 29 de outubro, o Evento de Fortalecimento do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte, no auditório anexo à Unidade Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém–PA.

O encontro tem como objetivo fortalecer os laços de cooperação entre as instituições participantes da Rede: Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Ufopa. Além disso, pretende-se discutir as produções científicas produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBionorte).

A Rede Bionorte – Instaurada em 2010 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Rede Bionorte congrega instituições de ensino superior e institutos de pesquisa da Amazônia Legal que trabalham para acelerar a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em inovação, como foco e biodiversidade e biotecnologia. A Rede também conta, desde 2012, com o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBionorte), que pretende formar recursos humanos de alto nível (doutorado) para a Amazônia.

No Pará, o Museu Goeldi é o coordenador das atividades do programa, que conta com 43 discentes e 29 docentes, oriundos de diversas instituições como o próprio MPEG, além de UFPA, UFOPA, UFRA e IEC.

Programação – Os temas das palestras a serem proferidas no evento tem como foco as atividades em Biotecnologia realizadas na região oeste do Estado do Pará. Haverá também uma seção oral para apresentações de pesquisas e uma mesa redonda que visa fortalecer a Rede Bionorte no estado. Você pode conferir a programação completa abaixo:

28/10/2015

8h30 – Palestra Inaugural: Biotecnologias para a Amazônia
Palestrante: Dr. Spartaco Astolfo Filho (UFAM/PPGBIONORTE)
9h45 – Intervalo
10h – As pesquisas com óleos essências – Processos biotecnológicos e aplicações
Palestrante: Dra. Rosa Mourão (UFOPA/PPGBIONORTE)
11h – Os avanços na pesquisa em neurociência no Estado do Pará
Palestrante: Dr. José Luis Nascimento (UFPA/PPGBIONORTE)
14h30 – Seção Oral
Local: Auditório ANEXO AMAZÔNIA da UFOPA/Santarém
1. Desafios para unificação e disponibilização de informações sobre o potencial
biotecnológico da diversidade Amazônica - Banco de Dados da Rede Bionorte
Palestrantes: Drs. Sandra Zanotto e Fatima Bigi (UFAM).
2. A Valorização da Biodiversidade e o Uso dos Resultados de Pesquisa em Bionegócios
Palestrante: Ms. Antônio do Socorro Pinheiro (UFOPA/PPBIONORTE)
3. Genética e Biodiversidade do Oeste do Pará
Palestrante: Dr. Luis Reginaldo Rodrigues