Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Autônoma Brasileira de Antropologia realiza primeira reunião anual

Rede Autônoma Brasileira de Antropologia realiza primeira reunião anual

Com ampla e diversificada programação prevista até o dia 30 deste mês, a Reunião incluirá a troca de experiências sobre atividade pesqueira e um debate sobre populações tradicionais brasileiras, realizados por pesquisadores de antropologia da pesca do Museu Goeldi
publicado: 05/11/2020 09h19, última modificação: 05/11/2020 09h19

Agência Museu Goeldi - Começou na última segunda, 02, a programação da 1ª Reunião da Rede Autônoma Brasileira de Antropologia (RABA). Com diversos temas, que envolvem de questões de gênero, indígenas e de cidadania à necropolítica e o racismo ambientais, a agenda incluirá ao menos uma atividade por dia até o final do mês.

Colaboradores do projeto Recursos Naturais e Antropologia de Sociedades Pesqueiras da Amazônia (RENAS), criado há 30 anos e vinculado à Coordenação de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), participam da construção desse evento coletivo e lideram atividades durante dois dias.

Na quinta-feira, 19, de 09h às 11h e de 14h às 16h, os pesquisadores Guilherme Bemerguy Chêne Neto e Thainá Guedelha Nunes coordenam a Roda de Experiências com o tema “Aspectos socioculturais da atividade pesqueira”.

Com inscrições abertas até o dia 15 de novembro, a roda tem o objetivo de criar conexões e o compartilhamento de experiências diversas que tenham em comum o tema da atividade pesqueira.

“O objetivo dessa Roda é socializar experiências que tenham o mundo da pesca como pano de fundo, com toda a sua complexidade, subjetividades e processos de mudança, seja por fatores exógenos ou endógenos. Experiências a partir do turismo, da educação, dos processos de saúde-doença, da alimentação, da economia, da técnica, das discussões sobre gênero serão bem vindas para contribuir no debate”, conta o antropólogo Guilherme Chêne Neto, que é um dos organizadores da Reunião.

Para participar da atividade, basta encaminhar um resumo simples com até 2.500 caracteres e cinco palavras-chaves ao e-mail renas@museu-goeldi.br. A mensagem deve ter conter no campo do assunto “Raba de Experiências e o nome da (o) proponente”.

Outra agenda está prevista para o dia 26, última quinta-feira do mês, quando Guilherme Chêne Neto também mediará a Raba Redonda “As populações tradicionais brasileiras em tempos de retrocessos sociais e políticos: resistências”, junto com Thabata de Farias Silva, pesquisadora vinculada às Universidades do Estado e Federal do Pará (Uepa/UFPA).

Transmitido pelo canal da Rede no YouTube, o debate contará com a participação da antropóloga indígena Eliene Rodrigues Putira Sacuena, representante do povo Baré ligada à Universidade Federal do Pará; do sociólogo Cristiano Wellington Noberto Ramalho, da Universidade Federal de Pernambuco; e da antropóloga Jordânia de Araújo Souza, da Universidade Federal de Alagoas.

Rede - A Rede Autônoma Brasileira de Antropologia é um coletivo de profissionais, estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pesquisadores de instituições públicas, privadas, terceiro setor e autônomos, entre outros, que propõe espaço para a discussão científica, com linguagens criativas e plurais sobre cenários de atuação e de vivência.

A programação completa do primeiro encontro da Rede, que encerra somente no dia 30 de novembro, encontra-se disponível aqui.

“A Reunião Autônoma Brasileira de Antropologia surge a partir da necessidade de protagonismo efetivo de ‘vozes invisibilizada’, tensionando com a lógica produtivista e elitista na produção do conhecimento”, afirma Guilherme Chêne Neto.

Baseado nos princípios de autonomia, gestão coletiva, gratuidade, diversidade e inclusão, o evento será 100% online e totalmente gratuito. Além das Rabas de Trabalhos/Experiências, Rabas Redondas, Minicursos, Talk-Shows, a Reunião compreenderá um Sarau e Mostras Audiovisual, Fotográfica e Performática.

Serviço: A 1ª Reunião da Rede Autônoma Brasileira de Antropologia (RABA) vai até o dia 30 de novembro de forma totalmente virtual e gratuita. As atividades podem ser acompanhadas pelas mídias sociais da rede, clicando aqui.