Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto arqueológico do Goeldi é homenageado pelo Iphan

Projeto arqueológico do Goeldi é homenageado pelo Iphan

Projeto do Museu Goeldi, finalista do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, será apresentado pela arqueóloga Edithe Pereira, nessa segunda-feira (17)
publicado: 17/08/2015 12h15, última modificação: 28/02/2018 10h06

Agência Museu Goeldi - Na data em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no Brasil, 17 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) vai realizar uma série de ações comemorativas. Em Belém (PA), na sede regional do instituto, acontecerá o “Conversa Pai d’égua”, ciclo de palestras sobre patrimônio. A partir das 14h, a pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Edithe Pereira, apresentará o projeto "Arte rupestre de Monte Alegre - difusão e memória do patrimônio arqueológico”.

“Arte rupestre de Monte Alegre” é um dos vencedores da etapa estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (PRMFA), a mais importante premiação na área do patrimônio cultural no Brasil. O projeto, junto com os demais vencedores, será homenageado durante o evento dessa segunda-feira (17) no IPHAN/PA.

Patrimônio histórico de Monte Alegre – A arqueóloga Edithe Pereira desenvolve pesquisas há mais de duas décadas no município paraense de Monte Alegre. No local, encontram-se elementos da arte rupestre, cerâmica e objetos em pedra, vestígios de povos que viveram na Amazônia há milhares de anos. Como resultado do trabalho arqueológico, em 2012, o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) deram forma ao projeto que, por meio de pintura, fotografia, poesia, vídeos e outras expressões culturais, estimula a difusão do conhecimento e a ampla divulgação do patrimônio arqueológico da região monte alegrense.

Texto: João Cunha