Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programação especial no Parque Zoobotânico com os Kayapó

Programação especial no Parque Zoobotânico com os Kayapó

Indígenas Mebêngôkre-Kayapó estarão em Belém para participar do lançamento do livro-catálogo que narra sua história e farão apresentações de dança, vendas de artesanato e pintura corporal
publicado: 04/06/2014 12h15, última modificação: 15/06/2018 10h24

Agência Museu Goeldi – Nos dias 5 e 6 de junho o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) será palco de programação especial feita em parceria com os Mebêngôkre-Kayapó da Aldeia Las Casas. Serão dois dias de atividades abertas para visitantes com artesanato e pintura corporal, além de rodas de conversa e trilhas educativas. A programação conta ainda com a participação dos Kayapó no lançamento do livro-catálogo “Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas”, dia 6, no stand do MPEG na XXIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar.

Agenda no Parque Zoobotânico - Na quinta-feira, 5, às 9h30 os Kayapó chegam ao Parque do Museu Goeldi fazendo seu ritual de saudação. Durante os dias 5 e 6, artesanatos, de produção exclusiva dos homens, estarão disponíveis para venda. Para os que desejarem uma pintura corporal com traços Kayapó, as mulheres também estarão oferecendo o serviço.

As atividades continuam à tarde, às 14h30, quando os indígenas participarão de uma roda de conversa com alunos do Clube do Pesquisador Mirim sobre os trabalhos artesanais e a organização social na aldeia. Às 16h acontece a Trilha dos Kayapó, com o apoio do instrutor César Felipe (Serviço de Educação/MPEG), do indígena Takwyry Kayapó e das pesquisadoras Cláudia López (MPEG) e Sol González (NAEA/UFPA).

Na sexta-feira, 6, acontecem mais duas rodas de conversa. Às 9h30, Takwyry Kayapó, Bekwynhko-re Kayapó e Sol González se reúnem para discutir política e meio ambiente. Às 14h30 no tradicional Espaço Raízes, a roda terá tema livre. Após isso, as atividades encerram no Parque com a apresentação de dança.

Lançamento na Feira do Livro – Na sexta-feira, às 17h, no stand do Museu Goeldi na Feira do Livro ocorre o lançamento oficial do livro-catálogo “Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre-Kayapó da Aldeia Las Casas”, feito em parceria com os indígenas e pesquisadores do MPEG. Os indígenas participam do lançamento, realizando o ritual de saudação e sessão de autógrafos.

Confira a lista de lançamentos do MPEG durante a Feira do Livro.

O livro-catálogo conta um pouco da vida dos Mebêngôkre-Kayapó e das atividades realizadas em comunidade, como a produção artesanal, a divisão de trabalho por gênero, o uso de fibras naturais, do grafismo em tecidos, das técnicas de elaboração de cestos, cintos e tipóias. Identifica também a localização do grupo, que hoje vive em uma terra indígena com extensão de 21.344 hectares, localizada entre os municípios de Redenção, Pau d’Arco e Floresta do Araguaia, no sudeste do estado do Pará.

O MPEG divide a organização com a Associação Indígena Ngônhrôrô-kre, o Museu do Indio (RJ) e a Fundação Nacional do Índio – Coordenação Regional do Baixo Tocantins. A obra é um dos resultados do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

Assista o booktrailer do livro-catálogo aqui.

Em abril, os Kayapó estiveram no Parque Zoobotânico participando das atividades em comemoração à Semana dos Povos Indígenas. Na ocasião aconteceu o pré-lançamento do livro-catálogo e a abertura da exposição fotográfica sobre os Mebêngôkre-Kayapó da Aldeia Las Casas, aberta de terça-feira a domingo, de 9h às 17h, no prédio da Rocinha.

Serviço

Programação com Mebêngôkre-Kayapó no Parque Zoobotânico. Vendas de artesanato e pintura corporal, rodas de conversa, trilhas educativas e apresentações de dança. Dias 5 e 6 de junho, das 9h às 17h, à Avenida Magalhães Barata, 376, São Brás.

Lançamento do livro-catálogo “Me à yry Tekrejarôti-re – os trabalhos artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas”, dia 6, às 17h no stand do MPEG na XXIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar, em Belém.

Texto: Júlio Matos