Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Biodiversidade e Evolução abre chamada para novos docentes

Programa de Biodiversidade e Evolução abre chamada para novos docentes

Serão credenciados três professores(as) permanentes e dois colaboradores(as).
publicado: 31/08/2021 15h23, última modificação: 31/08/2021 15h23

Agência Museu Goeldi - Vinculado ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Programa de Biodiversidade e Evolução (PPGBE) abriu o processo de credenciamento de novos docentes.

Podem se candidatar às três vagas de professor(a) permanente e às duas de professor(a) colaborador(a) tanto pesquisadores(as) de alto nível do quadro de servidores do próprio Museu Goeldi quanto de outras instituições nacionais ou internacionais. As vagas de colaboradores são também facultadas a pesquisadores sem vínculo institucional formal.

Os requisitos mínimos para os cargos são a experiência e o domínio dos seguintes temas:  ecologia de paisagens; ecologia teórica e análise de dados ecológicos, análises de interações biológicas, biologia da conservação e em grupos biológicos como mamíferos e aves, preferencialmente.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário com a solicitação de credenciamento até o dia 18 de novembro  de 2021.

Biodiversidade e Evolução - Segundo a coordenadora do PPGBE, Marlúcia Martins, o programa trata da biodiversidade a partir de uma visão integrada em processos evolutivos e ecológicos, independentemente de grupo biológico.

Seu objetivo é o de consolidar o conhecimento sobre a biodiversidade de região Amazônica e Neotropical, na escala geográfica dos biomas que integram a paisagem brasileira, possibilitando também uma maior interface com as questões socioambientais em ampla escala.

O PPGBE é constituído por duas linhas de pesquisa:

- Sistemática e Evolução de Organismos, que envolve temas como o histórico de diversificação, processos evolutivos e biogeográficos que atuam na diversificação da biota; Sistemática, classificação e taxonomia; Contextos temporais e espaciais da diversificação biológica e Processos históricos relacionados à origem e distribuição da diversidade Amazônica;

- Dinâmicas da Biota, que trata da estrutura e organização da biodiversidade; de processos atuais que atuam sobre a estrutura manutenção e perda da diversidade biológica; das Mudanças ambientais; do Monitoramento da diversidade biológica; e da Biologia da conservação.

Serviço: Leia aqui a íntegra da chamada. Para acessar o formulário de solicitação do credenciamento ao PPGBE, clique aqui. Mais informações sobre o Programa estão disponíveis em seu Regimento Interno, disponível neste link.