Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores realizam “Ciência na Rua” em Belém

Pesquisadores realizam “Ciência na Rua” em Belém

Com pôsteres pendurados no muro externo do Museu Goeldi e muita disposição, pesquisadores, estudantes e técnicos explicam suas pesquisas aos passantes da avenida Magalhães Barata, uma das mais conhecidas da capital paraense. O evento fez parte do 2º Ato #FicaMCTI
publicado: 24/06/2016 12h00, última modificação: 26/02/2018 15h23

Agência Museu Goeldi – Na manhã dessa sexta-feira (24), Elza Silva parou em frente ao Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, na capital paraense. A auxiliar administrativa, 43 anos, deu uma pausa no caminho habitual ao trabalho para reparar nos muros do parque da instituição, que estavam cobertos de pôsteres científicos e cartazes com mensagens contra o desmonte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O material fazia parte da “Ciência na Rua”, 2º Ato #FicaMCTI em Belém, iniciativa da comunidade científica local em reação à recente medida do Governo Federal em exercício que fundiu o MCTI com o Ministério das Comunicações.

dia 24 - ciencia na rua 1“O país está muito bagunçado”, diz Elza. “Não dá pra concordar com esses cortes”. Opinião compartilhada pelo vendedor Lucival Sena, de 37 anos, que também passava pela avenida. “Uma terra com tantas riquezas, com florestas, rios e minério, devia ser uma potência mundial já, mas o governo não investe na educação, nas pesquisas”. Assim como eles, dezenas de pessoas se juntaram ao movimento de estudantes, professores, funcionários, pesquisadores e estudantes do Museu Goeldi, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e outras instituições de ciência.

Os painéis pendurados nos muros do Museu Goeldi, atração turística da cidade, representavam uma parte das pesquisas desenvolvidas em solo paraense e que são impactadas com o corte de recursos e desmonte da estrutura que apoia a ciência nacional: anatomia e genética de aves, descoberta de novas espécies animais, a descrição da morfologia de frutos e sementes, o estudo das populações ribeirinhas, pesquisas arqueológicas, genética, entre outros estudos.

dia 24 - ciencia na rua 2A ecóloga Regina Oliveira, pesquisadora do Museu Goeldi, prevê os impactos dessa decisão para o Estado. “A extinção do MCTI no estado do Pará vai gerar o caos. Você vai ter mais desmatamento, um desconhecimento sobre os impactos da mineração e a expansão agropecuária, atividades fortes no estado”, afirma. “É fundamental que tenha continuidade uma política de Estado para Ciência e Tecnologia, porque com isso você consegue entender o funcionamento da biodiversidade, dos componentes do ecossistema, das mudanças climáticas”, explica Oliveira.

O “Ciência na Rua” é uma realização da Secretaria Regional Pará da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em parceria com a Associação de Servidores do Museu Goeldi (ASCON). Mário Cruz, presidente da Ascon, ressaltou o sentido da manifestação. “O objetivo é chamar a atenção da sociedade belenense para a importância do MCTI. Se a fusão com o Ministério das Comunicações se consolidar, as atenções serão divididas e nós teremos grandes prejuízos para a ciência no Brasil. Essa é uma manifestação não só da comunidade científica do Pará, mas um protesto de caráter nacional”. Leia aqui o manifesto da comunidade do Museu Goeldi contra o desmonte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Acesse também o site da campanha nacional #FicaMCTI: http://ficamcti.redelivre.org.br

Texto: João Cunha