Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra vai abordar as aplicações de metal em biotecnologia e medicina

Palestra vai abordar as aplicações de metal em biotecnologia e medicina

Elemento conhecido como rutênio (Ru) será discutido em evento com entrada gratuita
publicado: 17/08/2016 15h45, última modificação: 19/02/2018 14h13
Exibir carrossel de imagens Rutênio é estudado pela medicina e biotecnologia

Rutênio é estudado pela medicina e biotecnologia

Agência Museu Goeldi – O rutênio (Ru) não é dos elementos mais famosos da tabela periódica, mas esse metal branco e duro está sendo acompanhado de perto pela ciência como uma possibilidade para tratamentos clínicos em doenças, como em alguns tipos de câncer. O professor Dr. Roberto Santana da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), irá falar sobre esse tema na palestra "Compostos de coordenação como interface em biotecnologia e medicina. Aspectos químicos e biológicos de compostos de rutênio". O evento gratuito acontecerá nessa quinta-feira (18), pela manhã, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e à tarde, no Instituto Evandro Chagas, em Belém.

Rutênio é estudado pela medicina e biotecnologiaO professor Silva é um dos principais pesquisadores de rutênio no Brasil e atualmente é bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) pelo Museu Goeldi. No Laboratório de Química Bioinorgânica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, ele e uma equipe de pesquisadores estudam os compostos de rutênio e a capacidade dessas espécies de agir como substâncias doadoras de óxido nítrico.

O óxido nítrico é uma substância que age como um mensageiro biológico em muitos processos do organismo humano, como o controle cardiovascular (pressão arterial). Na palestra, serão abordados e descritos aspectos químicos, biológicos e foto biológicos de compostos de rutênio, dirigidos para a terapia clínica.

A palestra “Compostos de coordenação como interface em biotecnologia e medicina. Aspectos químicos e biológicos de compostos de rutênio" será realizada às 9h na sala 07, anexa ao Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi. O campus fica na Avenida Perimetral, nº 1901, bairro Terra Firme.

Pela tarde, às 15h, o tema será apresentado no Auditório Central do Instituto Evandro Chagas, localizado na Avenida Almirante Barroso, nº 492, bairro do Marco.

Serviço

Palestra "Compostos de coordenação como interface em biotecnologia e medicina. Aspectos químicos e biológicos de compostos de rutênio. "

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Santana da Silva (Bolsista PCI/MPEG), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP

Data: 18/08/2016