Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Visitas Orientadas faz atendimento dedicado a grupos escolares

Núcleo de Visitas Orientadas faz atendimento dedicado a grupos escolares

Cadastro e autorização de visitas atingiu marca de 24 mil atendimentos só em 2012
publicado: 04/02/2013 16h00, última modificação: 08/08/2017 09h20

Agência Museu Goeldi - Os serviços de educação prestados pelo Museu Goeldi à comunidade são extensivos a grupos que necessitam de acompanhamento e orientação. Por causa disso e para atender com qualidade as instituições de ensino que procuram o Parque Zoobotânico do Museu  foi criado o Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop), vinculado ao Serviço de Educação, da Coordenação de Museologia.

Responsável por cadastrar e autorizar as visitas em grupo, o Nuvop, coordenado pela pedagoga Helena Quadros com a participação da educadora Ana Cláudia Silva, atendeu, só em 2012, 24 mil alunos, de 507 instituições de ensino, e realizou 103 visitas orientadas.

Segundo Helena Quadros, a maior demanda de solicitações ao Nuvop é destinada às visitas guiadas. As visitas orientadas acontecem às terças e quintas-feiras. Treinamento no início de fevereiro prepara monitores para o atendimento. A ministrante, Ana Cláudia Silva, informa que, entre os temas a serem abordados estão: o conceito de Museu; o Museu  Emilio  Goeldi; o perfil  e  o trabalho  de  um  monitor; a  Educação  em  Museus; Interpretação Ambiental e  orientação  de   visitas  no  Parque  Zoobotânico.

Especial atenção é dada em datas de maior procura por visitas. “A Semana dos Povos Índígenas e da Criança, em abril e outubro, marcam os momentos de maior procura por visitas orientadas”, informa a coordenadora do Nuvop, Helena Quadros.

Como proceder em caso de visita escolar - De acordo com Helena Quadros, “a instituição de ensino que desejar fazer visita ao Museu deve encaminhar um ofício para a coordenação do Nuvop, informando o dia da visita, endereço, contatos, horários, objetivos e faixa etária”. O ofício deve ser encaminhado para o e-mail nuvop@museu-goeldi.br, podendo ser entregue pessoalmente também na sala do Núcleo, localizada no ParqueZoobotânico. Após a entrega deste documento, é preenchida a Ficha de Autorização de Visita.

Funcionamento do Parque – O Parque Zoobotânico é aberto aos visitantes de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Às segundas-feiras, o Parque é fechado à visitação pública para serviços de limpeza e manutenção.

O Museu Paraense Emilio Goeldi e seu Parque Zoobotânico estão localizados à Av. Magalhães Barata, 376, em Belém. Ocupa um quadrilátero inteiro com 5,4 hectares de área no centro da cidade e se constitui um dos últimos refúgios verdes da metrópole do leste amazônico brasileiro.

Serviço: Para mais informações sobre o Núcleo de Visitas Orientadas (Nuvop) e os serviços que presta, pode-se entrar em contato através do e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone 3182-3219.

Texto: Júlio Matos