Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Natal Solidário do Goeldi arrecada brinquedos para crianças de Caxiuanã

Natal Solidário do Goeldi arrecada brinquedos para crianças de Caxiuanã

No período de 15 a 19, o programa de educação da Estação Científica Ferreira Penna realiza a décima terceira edição da campanha, cuja a meta é presentear 800 crianças na faixa etária de 2 a 12 anos. A coleta de brinquedos encerra no próximo dia 11.
publicado: 05/12/2017 17h45, última modificação: 18/12/2017 10h08
Exibir carrossel de imagens Natal solidário em Caxiuanã

Natal solidário em Caxiuanã

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi encerra no dia 11 de dezembro a campanha anual de arrecadação de brinquedos destinados às crianças das comunidades da Floresta Nacional de Caxiuanã, onde fica localizada a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas do Museu Goeldi. O Natal Solidário de 2017 tem como meta beneficiar cerca de 800 crianças na faixa etária dos 2 aos 12 anos dos municípios de Melgaço e Portel, no arquipélago do Marajó.

Natal solidário, 800 crianças devem ser beneficiadasOs pontos de coleta do Museu Goeldi para a arrecadação de brinquedos é o Serviço de Comunicação Social, no Parque Zoobotânico, e a sala da Estação Científica, no Campus de Pesquisa. Além de brinquedos, os interessados também podem doar calçados e roupas, novos ou usados, de todos os tamanhos e para todas as idades.

Barco da Alegria - A equipe Noel do Museu Goeldi em Caxiuanã, composta por 13 voluntários, inicia no próximo dia 15 a peregrinação de barco para entregar as doações aos pequenos ribeirinhos. Os brinquedos arrecadados serão distribuídos pelos papais e mamães noéis para as 13 comunidades que fazem parte do Programa de Educação da Estação Científica Ferreira Penna.

O barco natalino aportará em cinco comunidades de Melgaço: Lago do Camuim, Pedreira, Fazenda Laranjal, Pracupijo e a comunidade de Caxiuanã; e também em oito comunidades de Portel: Pracajura, Vila do Brabo, Vila do Glória, Vila Santo Amaro, Anjo da Guarda, Caria, São Tomé e Furo do Castanhal.

Além de levar alegria para as comunidades da Flona de Caxiuanã, o Natal Solidário do Museu Goeldi ainda abraça e leva brinquedos para as crianças do abrigo Ágape da Cruz, localizado no município de Portel.  O Abrigo é responsável pela recepção e cuidado de crianças que sofreram várias formas de abuso. O trajeto do barco do Natal Solidário do Museu Goeldi encerra seu percurso no dia 19 de dezembro.

Solidariedade – O Natal Solidário acontece desde 2004 e a cada ano os voluntários envolvidos vivenciam uma experiência diferente. “Em cada comunidade que chegamos para entregar os presentes é uma emoção muito grande ver a alegria nos olhos dessas crianças de localidades tão distantes e tão carentes, ao receber um brinquedo”, destaca a pedagoga Socorro Andrade, que coordena o Programa de Educação da Estação Científica do Museu Goeldi.

Educação na Floresta – O programa de educação realiza dois grandes eventos anuais que já fazem parte do calendário escolar das comunidades da Flona de Caxiuanã: a Feira de Ciências e  as Olimpíadas de Ciências da Floresta.

No último mês de outubro, a Estação Científica Ferreira Penna realizou a oitava edição das Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã. As Olimpíadas é um projeto educativo que mobiliza professores e alunos de 13 escolas rurais da Floresta e integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente em todo o Brasil pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC.  Em 2017, a programação contou com 19 oficinas sobre cultura, teatro, flora e fauna amazônicas, além de atividades esportivas e sessões de entretenimento diárias.

Texto: Marco Aurélio Gomes.

Serviço | Campanha Natal Solidário 2017

Faça parte do natal das crianças da Floresta Nacional de Caxiuanã doando brinquedos, roupas e calçados, novos ou usados.

Locais de arrecadação

Assessoria de Comunicação - Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Travessa Nove de Janeiro – São Brás)

Sala da Estação Científica Ferreira Penna - Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901 – Terra-Firme)