Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu lança coletânea sobre ecossistemas costeiros

Museu lança coletânea sobre ecossistemas costeiros

Obra multidisciplinar divulga para a comunidade acadêmica e municípios litorâneos da Amazônia o conhecimento científico produzido sobre esta temática
publicado: 18/04/2013 15h15, última modificação: 13/08/2017 10h09

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, em parceria com o Banco da Amazônia – BASA, reimprime o livro “Ecossistemas costeiros: impactos e gestão ambiental”. A obra, organizada pelos pesquisadores Maria Thereza Prost e Amilcar Carvalho Mendes, é uma coletânea de pesquisas sobre os ecossistemas costeiros do norte e nordeste do país, além da Guiana Francesa. A coletânea será apresentada no dia 22 de abril, às 9h30, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, quando o geólogo Amilcar Mendes fará uma palestra sobre as particularidades dos ecossistemas costeiros amazônicos.

Publicado, pela primeira vez em 2001, o livro teve grande aceitação acadêmica e esgotou rapidamente. Devido a demanda crescente, buscou-se o patrocínio para uma reimpressão através do Edital de Patrocínio 2012 com o financiamento do BASA.

A coletânea é dividida em três tópicos: o meio físico, o meio biótico e o meio socioeconômico. A abordagem multi e interdisciplinar fez com que o livro fosse adotado como leitura obrigatória em cursos de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas. Além de possibilitar acesso à comunidade acadêmica, o livro será distribuído em escolas do ensino médio e superior da zona costeira do estado, totalizando 33 municípios e mais de 180 escolas. Para facilitar o entendimento, foram traduzidos os trabalhos que originalmente estavam francês e inglês. A obra ainda será enviada para órgãos que fazem gestão da zona costeira do estado como a SEMA, IBAMA e ICMBio.

“O Museu honra seu compromisso de produzir conhecimento e divulgar esse conhecimento ao público acadêmico e a sociedade em geral. Nessa reimpressão foram melhoradas as ilustrações do livro justamente para ampliar o alcance desses trabalhos para o publico leigo também. Promover a difusão da ciência para a sociedade é importante, sendo este um dos eixos temáticos doPrograma de Estudos Costeiros do Museu Goeldi”, diz Amilcar Mendes. Os interessados também podem acessar a versão digital do livro “Ecossistemas costeiros: impactos e gestão ambiental” no link http://issuu.com/museu-goeldi/docs/ecossistemas_costeiros.

Ecossistemas costeiros – Ecossistemas costeiros são sistemas ambientais naturais limitados dentro de um espaço geográfico, onde componentes físicos, bióticos e antrópicos interagem de maneira continua, em uma permanente evolução. No Brasil esses ecossistemas tem grande importância, já que 14 capitais estão localizadas na zona costeira.
O litoral amazônico é o único que apresenta configuração recortada na linha costeira. O trecho do Pará ao Maranhão caracteriza-se pela profusão de baias e estuários. O litoral amazônico é fortemente influenciado por macromarés (maiores que 4 metros), incluindo situações como o Igarapé do Inferno no Amapá, onde as marés chegam a 8 metros. A Costa Norte do Brasil também se destaca por ser onde desemboca o maior rio do mundo, o Amazonas, em extensão e volume d´água. O sistema de dispersão desse rio é fenomenal, indo até o Caribe.

Saiba mais sobre Ecossistemas Costeiros, veja o vídeo com a entrevista do geólogo Amilcar Mendes.

Segundo Maria Theresa Prost “este livro foi o primeiro trabalho integrado realizado no âmbito do Programa de Estudo Costeiros, que foi criado em 1997, concretizando em parte o que foi idealizado pelo naturalista Emílio Goeldi no final do século 19, que almejava criar um observatório na área costeira amazônica”.

O livro “Ecossistemas costeiros: impactos e gestão ambiental” é divido em três partes: Dinâmica e funcionamento de ecossistemas costeiros, Impactos e gestão ambiental e Processos sociais e estratégias de vida. Quarenta e cinco pesquisadores, vinculados a instituições como o Museu Goeldi, universidades federais do Pará, Maranhão, Rural de Pernambuco, Rural da Amazônia, do Rio Grande do Sul de Brasília e Paraná, além do Institut de Recherche pour le Développement (IRD Cayenne), contribuem com os artigos que se espalham por 220 páginas.

Serviço – a Palestra “Ecossistemas Costeiros Amazônicos” e o Lançamento do livro “Ecossistemas costeiros: impactos e gestão ambiental” ocorre no dia 22/04, às 9h30, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, situado na Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz.

Texto: Fernando Cabezas