Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi recebe medalha Top Choice 2015

Museu Goeldi recebe medalha Top Choice 2015

A premiação elenca principais destinos de turistas asiáticos, que escolheram o Parque Zoobotânico do Goeldi, em Belém, um dos locais preferidos no Brasil. Boa notícia para celebrar o Dia Internacional de Museus.
publicado: 19/05/2015 16h45, última modificação: 22/02/2018 13h08

Agência Museu Goeldi – O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), cartão postal da cidade de Belém, é também um dos locais preferidos de visitantes asiáticos no Brasil. É o que atesta o “Top Choice”, prêmio organizado pelo Lianorg.com, o principal site de turismo da China. Esse ano, o Museu Goeldi recebeu uma medalha na categoria “atração turística”.

Para escolher os premiados com o “Top Choice”, o site Lianorg.com leva em conta as avaliações positivas feitas por turistas e juízes da Ásia sobre os locais visitados. São premiados os melhores pontos para se conhecer, hospedar, comer e fazer compras.

O Parque Zoobotânico – O centenário Zoobotânico é a base mais antiga do Museu Goeldi e o primeiro parque do país em sua categoria. Foi criado pelos naturalistas suíços Emilio Goeldi e Jacques Huber em 1895. É um espaço de conservação da fauna e da flora amazônica e uma "sala de aula" para conhecer a natureza e as culturas regionais. Localizado no centro da capital paraense, o lugar recebe cerca de 300 mil visitantes por ano.

Em 5,4 hectares, o Zoobotânico apresenta aos visitantes 500 espécies de plantas e 70 de animais. Incluído nesse conjunto, existem 17 espécies ameaçadas de extinção como o mogno, cedro, pau rosa, onça pintada, ariranha, macaco coatá da testa branca e as aves Gavião Real, ararajuba e arara azul. No trajeto, quem percorre o Parque se depara com 15 espécies da fauna que circulam livremente - clique aqui para conhecer alguns desses animais. Situado no centro da capital paraense, o Parque do Goeldi mantém um alto índice de reprodução de quelônios, répteis, mamíferos e aves.

Além da coleção viva de fauna e flora, o seu circuito expositivo inclui mostras e monumentos históricos. Atualmente no principal prédio histórico, o pavilhão da Rocinha, os visitantes podem ver três (3) exposições: "a Festa do Caium" (que retrata a cultura do povo indígena Ka'apor), a exposição fotográfica "Minha Ilha" (do premiado fotógrafo Otávio Cardoso sobre os vaqueiros e a natureza da porção oriental da ilha do Marajó - PA) e "Visões" (olhares múltiplos da ciência e de artistas sobre o acervo de gravuras e pinturas rupestres de um dos mais famosos sítios arqueológicos das Américas localizado no município de Monte Alegre, no estado do Pará).

Embora com uma série de espaços em reforma, o Parque do Museu Goeldi continua sendo um destino procurado e apreciado pelo seu conjunto. Em 2014, a instituição recebeu o certificado de excelência de outro site internacional de turismo, o “Trip Advisor”.

O Parque do Museu Goeldi funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Texto: João Cunha