Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi Promove Jornada de Vídeo de Bolso
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi Promove Jornada de Vídeo de Bolso

publicado: 04/06/2013 12h30, última modificação: 14/08/2017 07h18

Agência Museu Goeldi – Nos dias 6 e 7 de junho, o Laboratório de Comunicação Multimídia (LabCom) do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG realizará a “Jornada de Ciência e Vídeo no Bolso – o lado oculto das ruas do Museu Goeldi”. Os participantes receberão noções sobre vídeo de bolso, o uso do vídeo na divulgação científica,  documentação digital de áreas verdes e como entrevistar um pesquisador.

A organização do evento propõe observar os caminhos do Parque Zoobotânico do Goeldi como se fossem ruas pouco conhecidas de Belém. Os participantes da Jornada terão o desafio de produzir vídeos de bolso (feitos com câmeras digitais e/ou celulares) de aproximadamente um minuto sobre suas descobertas. O veterinário Antonio Messias Costa, o arquiteto Antonio Carlos Lobo Soares, a ecóloga Regina Oliveira e o engenheiro florestal Amir Lima serão os especialistas convidados que ajudarão os inscritos a desbravar o Parque.  Os quatro pesquisadores já desenvolveram estudos diversos no Zoobotânico.

Parque Zoobotânico  - Inaugurado em 1895, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi é a base física mais conhecida da instituição e um dos mais visitados pontos turísticos da cidade de Belém. Situado no centro da capital paraense, possui uma área de 5,4 hectares e abriga espécies representativas da fauna e flora amazônicas. Além de ser um dos poucos fragmentos florestais restantes na cidade de Belém, responsável pela diminuição em até 3 graus do clima em sua vizinhança, o Parque é uma área de lazer, de descanso e de estudos. Atualmente, no circuito expositivo do Zoobotânico podem ser encontrados entorno de 1.200 exemplares de animais, mais de 3.000 plantas, monumentos históricos, a Biblioteca Clara Galvão e as exposições “O Museu que você não conhece” e “Visões – a arte rupestre em Monte Alegre”. Tombado nas esferas estadual e federal, o Parque do Museu Goeldi, o mais antigo zoobotânico do Brasil, passa por um processo de revitalização, que objetiva renovar as instalações e integrar ainda mais o visitante com a paisagem, a cultura e os ambientes amazônicos.

LabCom Multimídia – O Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi desenvolve estudos e experimenta novas práticas de comunicação pública da ciência na Amazônia, estimulando o uso de mídias digitais e locativas e a promoção da comunicação da ciência em rede. Criado em 2010, o LabCom realiza oficinas, ações educativas, desenvolve produtos multimídias e experimenta linguagens, atuando em parceria com a comunidade científica e de educadores. Para saber mais, visite o blog do Labcom e confira também a produção audiovisual no canal do Museu Goeldi no Youtube

O evento é uma programação preliminar do I Festival de Audiovisual de Belém, que acontece de 17 a 20 de setembro no Cinema Olympia. A Jornada também faz parte da programação do Museu Goeldi para a semana do meio ambiente, que inclui uma campanha nas mídias sociais para cuidar das áreas verdes da cidade. O conteúdo produzido durante a Jornada de Vídeo e Ciência no Bolso estará disponível nos blogues do LabCom e do Festival, e nos perfis do Museu Goeldi nas redes sociais logo após o evento.
 

Serviço: “Jornada de Ciência e Vídeo no Bolso – o lado oculto das ruas do Museu Goeldi”, dias 6 e 7 de junho de 2013, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.


Texto: Fernando Cabezas

 

Galeria de Imagens: