Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

De 23 a 29 de outubro, instituições de pesquisa de todo país realizam atividades em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que chega a sua 14ª edição. Com o tema “A matemática está em tudo”, Museu Goeldi também terá programação especial, reforçando a importância da produção científica no desenvolvimento do Brasil
publicado: 19/10/2017 15h00, última modificação: 10/11/2017 15h46
Exibir carrossel de imagens Suellen Dias Museu Goeldi de Portas Abertas

Museu Goeldi de Portas Abertas

Agência Museu Goeldi – Em um ano marcado por grandes dificuldades, entidades científicas de todo Brasil se reúnem em torno da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que chega a sua 14ª edição com o tema “A matemática está em tudo”. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a SNCT tem a proposta de aproximar ciência e tecnologia da população com atividades de divulgação científica realizadas por centenas de instituições. O Museu Emílio Goeldi preparou uma programação especial, reforçando a importância das suas atividades para o desenvolvimento da Amazônia.

Museu de Portas Abertas, divulgação da ciência sobre a AmazôniaVivenciando a matemática no Museu – Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  será realizada a Trilha Simetria no Museu Goeldi. A proposta é socializar o conceito de simetria, relacionando a matemática com a natureza, a arquitetura e a arte encontrada no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Os participantes vão vivenciar de forma lúdica a matemática, considerada por muitos um grande desafio.

A trilha será feita presencialmente em dois dias: 25 e 28 de outubro, no Parque Zoobotânico. Nessas atividades, já está confirmada a participação de alunos e professores de uma turma da Escola de Aplicação (NPI) da Universidade Federal do Pará. No entanto, o caminho a ser percorrido na trilha ficará disponível no perfil @simetrianomuseugoeldi, no Instagram, possibilitando que outras pessoas também vivenciem essa experiência. Essa atividade é uma experimentação do Projeto Artemática, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da UFPA em parceria com o Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi.

A quarta-feira (25) é a data marcada para o Dia C da Ciência. A mobilização envolve diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil e tem o objetivo de realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas afetam o cotidiano das pessoas. Com o tema “A ciência faz toda a diferença”, a data é também uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância do ensino superior gratuito, assim como para a necessidade de financiamento público para as ações de ciência e tecnologia desenvolvidas nos institutos do país.

Museu de Portas Abertas – Nos dias 26 e 27 de outubro, de 9h às 17h, será realizada mais uma edição do Museu de Portas Abertas, projeto vinculado ao Serviço de Educação (SEEDU) do Museu Goeldi, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a região amazônica e, principalmente, incentivar e divulgar a pesquisa 

científica produzida na instituição. O público vai poder conferir uma mostra especial com os principais resultados de pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, como Zoologia e Botânica, além da apresentação de kits educativos do projeto Clube do Pesquisador Mirim e de painéis do Programa Pontos de Memória da Terra Firme.

Está prevista ainda a realização da Trilha Vermelha, momento em que os participantes vão poder conhecer um pouco mais sobre as espécies de animais e plantas da Amazônia ameaçadas de extinção e que estão abrigadas no Parque Zoobotânico, assim como visitar as exposições em cartaz no Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (Rocinha) e apreciar as espécies de peixes, répteis e anfíbios do recém-inaugurado Aquário Jacques Huber. O agendamento de visitas escolares deve ser feito no Núcleo de Visitas Orientadas (NUVOP) por meio dos contatos: (91) 3182-3218/3249 e nuvop@museu-goeldi.br.

Olimpíadas de Ciências da Flona de Caxiuanã chega a sua 9ª ediçãoOlimpíadas de Caxiuanã – No próximo dia 27, na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), uma das três bases do Museu Paraense Emílio Goeldi, localizada na Ilha do Marajó, acontece a oitava edição das Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã. “A matemática está em tudo” será o tema que conduzirá as diversas atividades que serão desenvolvidas até o dia 31 de outubro, que devem mobilizar mais de 120 pessoas, entre estudantes e professores.

O programa de educação da Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Goeldi, realiza desde 2008 as Olimpíadas de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã. As Olimpíadas é um projeto educativo que mobiliza alunos e professores de 13 escolas rurais da Floresta Nacional de Caxiuanã. A participação dos alunos é definida a partir do bom rendimento escolar. Através de oficinas, temas científicos, ambientais e culturais são tratados de forma lúdica e pedagógica. As práticas esportivas também integram a programação.

O evento é um momento de confraternização de moradores de Portel e Melgaço, municípios do arquipélago do Marajó (PA), aproximando-se da ciência feita na região. Sua estrutura é viabilizada pelo envolvimento de comunitários, profissionais e estudantes voluntários, de organizações governamentais e não governamentais.

Feira Estadual de Ciência – De 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, sempre de 9h às 19h, será realizada a oitava edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). Serão 16 instituições acadêmico-científicas do Pará apresentando parte de suas pesquisas e o Museu Emílio Goeldi ocupará um estande no evento. Na próxima terça-feira (24), no Teatro Maria Sylvia Nunes, a partir das 9h, o público também vai poder se divertir com as aventuras do Macaco Ximbica, do Programa Natureza, uma forma divertida de aprendizagem e de aproximação com a ciência feita na Amazônia.

 

Serviço | Museu Goeldi na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Tema: “A matemática está em tudo”.

 

Trilha Simetria no Museu Goeldi

Data: 25 e 28 de outubro de 2017.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

 

Museu de Portas Abertas

Data: 26 e 27 de outubro de 2017.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

 

Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã

Data: 27 a 31 de outubro de 2017.

Local: Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), Flona de Caxiuanã (Marajó).

 

Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Data: 24 a 26 de outubro de 2017.

Local: Estação das Docas, Belém.