Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi lança novo edital do programa PIBIC/MPEG/CNPq
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi lança novo edital do programa PIBIC/MPEG/CNPq

As bolsas serão para alunos da graduação com base em projetos de pesquisa submetidos por um orientador ou orientadora da instituição, obrigatoriamente com título de doutor
publicado: 13/08/2020 14h02, última modificação: 13/08/2020 14h20
Foto: Lívia Prestes

Agência Museu Goeldi - Quando visitava o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), ainda criança, a pesquisadora Ely Simone Gurgel dizia que ali ainda seria a sua “casa”. Alguns anos mais tarde, enquanto cursava Agronomia, ela conseguiu um estágio e depois uma bolsa de iniciação científica na instituição que culminaram tanto no mestrado quanto no doutorado em botânica. 

Ely hoje coordena a área de Pesquisa e Pós-Graduação do MPEG e é uma entusiasta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/MPEG/CNPq), que receberá propostas de projetos entre os dias 25 e 28 de agosto. A avaliação das propostas será feita entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro, sendo que as bolsas devem vigorar de setembro/outubro deste ano a julho de 2021.

“A iniciação científica, no meu caso, especificamente no MPEG, foi um divisor de águas. Sem dúvida alguma me capacitou para o mestrado e posteriormente para o doutorado, para a ciência e para as funções que hoje exerço na gestão”, conta Ely Simone.

Jovens cientistas - A pesquisadora entrou para o quadro da instituição por meio de concurso em junho de 2002. Ainda em 1993, ela havia conseguido o primeiro estágio com a botânica Graça Lobo, hoje aposentada. “Foi uma experiência excelente, eu fui para o Mocambo [reserva localizada na estrada da Ceasa, no lado oposto às ruínas do Murutucu] com o fotógrafo do Museu. Na época, não havia máquina digital, fomos para fotografar as árvores que ilustraram o 1º painel que apresentei no Congresso Nacional de Botânica em São Leopoldo (RS)”, conta, orgulhosa.

Um ano depois, ela conseguiu uma bolsa do PIBIC, dessa vez sob a orientação da pesquisadora Lea Carreira, para estudar pólen. “Também aprendi muito, a doutora Léa é uma orientadora por natureza e nos acompanhava no laboratório, nos instruía na elaboração de cada texto dos relatórios e dos artigos, especialmente a discussão onde tínhamos mais dificuldades”, relata.

Desde as primeiras experiências, ela reflete sobre as mudanças de equipamentos, como a troca das máquinas de datilografar por computadores, smartphones e ipads, e nas técnicas de pesquisa. As viagens de campo também foram centrais na sua formação acadêmica.

“Durante a iniciação científica, eu tive a oportunidade de fazer expedições e a que mais me marcou foi para Caxiuanã”. Na época, o Museu Goeldi inaugurava a Estação Científica Ferreira Penna, localizada dentro da Floresta Nacional de Caxiuanã, no Arquipélago do Marajó. Ely integrou uma equipe que coletou material botânico e sedimentos em uma pequena área de vegetação de savana que existia dentro da floresta.

Ao terminar a graduação, em 1995, ela cursou uma especialização em Botânica, promovida pelo Museu Goldi e pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse curso, segundo conta, foi o embrião do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Botânica Tropical (PPGBot), hoje desenvolvido pelo MPEG em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Ely também coordena atualmente o PPGBot.

Bolsas - O novo edital do PIBIC/MPEG/CNPq pode ser consultado na íntegra no portal do Museu, pelo link https://www.museu-goeldi.br/assuntos/pesquisa-e-inovacao/bolsas-1/pibic-1/edital-pibic-002-2020.pdf.

As bolsas, cujos projetos são concebidos e orientados por pesquisadores do MPEG, obrigatoriamente com doutorado, são destinadas à formação de jovens cientistas nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Vida e Ciências Humanas.

Da mesma forma que Ely Simone Gurgel, são inúmeros os casos de pesquisadores que iniciaram as suas carreiras como bolsistas de iniciação científica e hoje se destacam nos meios acadêmicos nacional e internacional.

Um artigo publicado por Ana Yoshi Harada e Mara Luiza Videira Marceliano mostra que, somente no período de 1997 a 2019, num território que envolveu a zona costeira e a área de Amazônia Continental, o programa PIBIC/MPEG/CNPq atendeu a 1.154 alunos de graduação nas áreas das ciências básicas e aplicadas.

Segundo as pesquisadoras, foram disponibilizadas 1.877 bolsas de iniciação científica, sendo 930 e 947 com temas sobre o continente e a região costeira, respectivamente.

Vários desses alunos ingressaram depois em programas de pós-graduação situados em suas instituições de origem, no próprio MPEG ou em programas em outros estados ou regiões do país.

“A conclusão é que o PIBIC/MPEG/CNPq é uma oportunidade oferecida aos jovens amazônidas para iniciar um trabalho em pesquisa, para a formação de recursos humanos e para o desenvolvimento científico, regional e nacional, fortalecendo a pesquisa e, consequentemente, o desenvolvimento do Brasil”, apontam as pesquisadoras.

Inscrições - Este ano, o processo de inscrição dos estudantes de graduação candidatos às bolsas do PIBIC será feito pela plataforma Gov.Br, que passa a reunir todos os serviços eletrônicos prestados pelos órgãos federais de administração direta e indireta.

Para se inscrever, os candidatos terão de se cadastrar na plataforma, inserindo todos os documentos exigidos pelo edital, que incluem o currículo lattes e um formulário preenchido pelo orientador com a síntese do projeto a ser implementado, entre outros. Acesse aqui os formulários de inscrição.

O pesquisador Alberto Akama, integrante do Comitê de Coordenação do PIBIC no Museu Goeldi, explica que, por ser a primeira vez em que as inscrições serão realizadas de forma online, este ano os orientadores ainda poderão enviar a inscrição junto com os documentos exigidos por email. Mas a ideia é que, a partir do ano que vem, caso a experiência se mostre bem-sucedida, o processo seja todo centralizado na plataforma.

“O diferencial da plataforma gov.br é o modo de inscrição. Antigamente, você fazia tudo e mandava um monte de documentos em pdf por email. Nessa plataforma, você vai seguindo os passos, preenchendo os dados e inserindo os documentos que são pedidos. E aí esses documentos são encaminhados diretamente para a coordenação do PIBIC e para os avaliadores dos projetos”, explica. 

Texto: Brenda Taketa

 

Serviço | Edital 2020 Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC/  Museu Goeldi

Acesse o Edital 2020 em https://www.museu-goeldi.br/assuntos/pesquisa-e-inovacao/bolsas-1/pibic-1/edital-pibic-002-2020.pdf

Inscrição: De 25 a 28 de agosto de 2020

Formulários: https://www.gov.br/pt-br/servicos/participar-de-processo-seletivo-para-bolsas-do-pibic-e-pibit-no-mpeg