Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi divulga edital para bolsas de iniciação científica
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi divulga edital para bolsas de iniciação científica

São ofertadas 9 bolsas para alunos matriculados em cursos de graduação. O prazo para submissão das propostas termina no dia 30 de março de 2021.
publicado: 23/03/2021 17h34, última modificação: 23/03/2021 17h34

Agência Museu Goeldi O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) do Museu Goeldi está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas de iniciação científica. São ofertadas 9 bolsas para alunos matriculados em um curso de graduação, com duração de abril a agosto de 2021. Quem submete as propostas de pesquisa é um pesquisador ou tecnologista doutor, vinculado ao Museu Goeldi. O prazo de submissão é até o dia 30 de março. O resultado final será divulgado no dia 07 de abril. Acesse aqui o edital.

Entre os requisitos da seleção, o aluno deve estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação, independente do semestre que esteja cursando. No entanto, estudante não deve acumular mais de duas reprovações em seu histórico escolar e/ou possuir vínculo empregatício.

Os aprovados serão orientados por um pesquisador e/ou tecnologista com título de doutor do quadro de servidores ativos do Museu Goeldi. Os bolsistas desenvolverão um projeto científico que deverá ser associado a um projeto institucional, de grupos de pesquisa ou individual, visando a publicação em periódicos científicos. 

Os interessados em fazer sua iniciação científica no Museu Goeldi, podem acessar a lista dos doutores do MPEG no portal da instituição www.museu-goeldi.br - acesse o menu, clique na aba Pesquisa, depois clique em Coordenações, escolha a área que você tem interesse e clique em Contatos, nessa aba verifique o pesquisador com qual você tem interesse em trabalhar e envie um e-mail se apresentando ao especialista.

As bolsas são destinadas à formação de estudantes nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Vida e Ciências Humanas. Os bolsistas selecionados irão atuar nas áreas de Zoologia, Ciências Humanas/Museologia, Ciências da Terra, Ecologia e Botânica.

A bolsa consiste no valor de R$400,00 reais e terá vigência de abril a agosto de 2021.

Inscrição Para realizar a inscrição, os estudantes devem preencher o formulário do candidato, com indicação do nome do orientador e título do subprojeto; e apresentar o comprovante de matrícula em curso de graduação; histórico escolar atualizado; CPF e link do Currículo Lattes. 

O orientador deve encaminhar a documentação, assim como a proposta de submissão, exclusivamente para o e-mail: pibic@museu-goeldi.br, do contrário, a inscrição será desconsiderada.

A seleção será realizada pelo Comitê de Avaliação Interno do Museu Goeldi. Confira o resultado final, no dia 07 de abril, no portal do MPEG. 

PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/MPEG) tem entre os seus objetivos, o despertar de vocações científicas. O Programa possibilita o domínio do método científico e desenvolve o pensar do jovem universitário para a pesquisa.

A iniciação científica promove a atração de recursos humanos para a carreira de pesquisa na Amazônia e capacita os bolsistas para futuro ingresso nos cursos de pós-graduação existentes nas diversas instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior.


Serviço | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/CNPq/MPEG - Processo Seletivo: Abril/2021 a Agosto/2021

Bolsas ofertadas: 09 bolsas

Submissão das propostas: até 30 de março

Divulgação do resultado: 07 de abril

Formulários Orientador/Candidato

Edital 001/2021

Texto: Samara Barra
Edição: Joice Santos