Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi convida empresas no Pará a serem parceiras do projeto para os 150 anos da instituição
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi convida empresas no Pará a serem parceiras do projeto para os 150 anos da instituição

Reformas no Parque Zoobotânico do Goeldi, publicações e eventos científicos e culturais são algumas das ações que poderão ser feitas em conjunto com a comunidade empresarial
publicado: 02/12/2015 17h00, última modificação: 08/03/2018 12h27

Agência Museu Goeldi – Representantes de empresas da indústria, comércio e instituições financiadoras no Pará estiveram no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) nessa terça-feira (1) para conhecer os planos do Programa Museu Goeldi150. O programa de captação e gestão de recursos para investimentos no Museu, no marco dos seus 150 anos, foi apresentado aos empresários em um clima de convite a parcerias. “Queremos ouvir como nossos projetos podem ser aprimorados na perspectiva de tornar o Museu melhor para a população”, afirmou o diretor do Goeldi, Nilson Gabas Jr.

Lançado em novembro em parceria com o Instituto Peabiru, o ProGoeldi prepara ações de diferentes naturezas para comemorar o 150º aniversário da instituição. Além de publicações, produtos audiovisuais comemorativos e eventos culturais e científicos, as atividades incluem a revitalização no Parque Zoobotânico, o local mais famoso e querido do Museu Goeldi. É nesse ponto do projeto que os membros da iniciativa privada foram chamados a cooperar.

Visita ao Zoobotânico – Após a exposição institucional das metas e etapas do ProGoeldi, os convidados fizeram um tour guiado pelo Parque Zoobotânico. A visita serviu para ver de perto cada ponto mencionado no projeto e saber mais das atividades científicas e educativas desenvolvidas no espaço. Compareceram a essa reunião representações de empresas e associações locais e nacionais, como Banpará, Agropalma, CELPA, BNDES, Vale S.A. e Grupo Votorantim e o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).

João Meireles, fundador do Instituto Peabiru, ressaltou que o plano de revitalização do patrimônio do Museu Goeldi não se trata apenas de valorizar a obra física, mas “priorizar o conhecimento e a informação para o público”. “A experiência dos visitantes vai ser a mais qualificada possível, que eles saiam com conhecimentos novos e a curiosidade sobre a biodiversidade amazônica”, completou o diretor Nilson Gabas. As melhorias no Parque incluem reformas nos guichês de recepção, viveiros de animais, sinalização das áreas de visitação, pintura da fachada e dos prédios internos, acessibilidade para o público portador de deficiência física, entre outros pontos.

Integração com a iniciativa privada - Para muitos dos convidados ao encontro, a vinda ao Museu Goeldi representou uma volta pessoal ao passado. “Eu trazia meus filhos aqui, quando pequenos, para brincarem, passearem. Agora trago os meus netos. A minha relação e a da Secretaria com o Museu Goeldi é de continuidade a uma cooperação e apoios que já acontecem há anos”, afirma Davi Leal, secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção.

O presidente da Simineral, José Fernando Gomes Júnior, reforçou o vínculo do setor com o Museu Goeldi e a importância da instituição. “Para o setor mineral é fundamental apoiar o Museu Goeldi e para as empresas de mineração também, devido à parceria com a instituição em todos os trabalhos que têm sido feitos com os seus especialistas. Nós temos que apoiar de todas as formas e estar juntos nessa iniciativa para que a gente consiga reformar o nosso parque”, disse.

Para Ovídio Carlos de Brito, empresário da “Dendê do Pará S.A”, o Museu Goeldi e seu projeto de 150 anos são representativos de uma mudança de paradigma necessária para o Brasil. “O Museu Goeldi é uma referência mundial. A priorização da ciência e da Amazônia, que tanto o Brasil precisa, pode ser materializada na revitalização desse Museu tão importante para o país”, afirma.

Parcerias confirmadas – Além do Instituto Peabiru, um dos articuladores da Campanha ProGoeldi, outras instituições membros da sociedade civil já confirmaram apoio ao projeto dos 150 anos do Museu. Caso da cantora paraense Fafá de Belém, que é a madrinha da campanha ProGoeldi. “Essa parceria é muito positiva para nós, não só pela visibilidade, mas pelo carinho que a Fafá tem pelo Museu Goeldi”, disse o diretor Nilson Gabas. A empresa de tintas Coral também embarcou na iniciativa, garantindo a matéria-prima para a pintura dos muros e prédios internos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi dentro do projeto “Tudo de cor para você” (saiba mais aqui).

Texto: João Cunha