Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museologia, Educação e Sustentabilidade

Museologia, Educação e Sustentabilidade

Goeldi investe na capacitação de profissionais para atuar no campo da Museologia
publicado: 17/05/2013 16h45, última modificação: 13/08/2017 11h45

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG promove o Curso de Museologia, Educação e Sustentabilidade com o objetivo de fortalecer o serviço museológico nos Museus do Pará. Iniciando na próxima segunda-feira, dia 20 de maio de 2013, o curso será ofertado, inicialmente, aos 34 novos servidores, além de bolsistas e terceirizados do Museu Goeldi. O corpo docente será composto por profissionais da museologia, comunicação, da pesquisa e da gestão do MPEG.

O tema a ser discutido entre os participantes será para aprimoramento no trabalho museológico, com o intuito de contribuir para a preservação do patrimônio amazônico contemporâneo. O curso será ministrado por profissionais que atuam no campo da Museologia e da Comunicação e que envolve conceitos de memória, preservação, educação, públicos, processos expográficos entre outros.

Além disso, o curso será de 40 horas voltado especialmente para a área de Museologia e está dividido em núcleos temáticos como Museu e Museologia, Patrimônio, Comunicação e Públicos, Acessibilidade em museus, Educação Museal, Design de Exposições, arquitetura, engenharia e tecnologias sustentáveis, Economia de Museus, Gestão e qualidade museal, Visita Técnica e Plano Museológico.

Para os novos servidores do MPEG - De acordo com Lucia Santana, da Coordenação de Museologia e uma das responsáveis pelo curso lembra que a prioridade será os novos servidores do Museu Goeldi, aprovados em concurso público e que tiveram sua nomeação ainda neste ano de 2013. “Neste primeiro semestre estamos priorizando os novos servidores do MPEG. No segundo semestre, vamos trabalhar com públicos mais heterogêneos, os de dentro da casa e os de fora, estes últimos também têm que atuar com serviço museológico no Pará”, ressalta.

Lucia Santana explica que “na área da pesquisa teremos profissionais das diferentes coordenações que estarão à frente das visitas técnicas aos laboratórios, aos parques, às reservas técnicas entre outros espaços que desenvolvem pesquisa e preservação. A idéia é provocar o grupo para o papel da ciência na Amazônia”.

No campo da gestão, serão envolvidos os profissionais que atuam nas coordenações de projetos, no desenvolvimento do plano diretor do MPEG e na avaliação do desempenho institucional (indicadores do termo de compromisso de gestão). “É um curso que traz um encontro de profissionais formados em diferentes áreas, que têm uma vivência institucional e também acadêmica, onde a ideia é trocar experiências, construir diálogos que convergem cada vez mais para o fortalecimento do Museu”, ressalta Lúcia.

Para o curso, um texto base será distribuído aos participantes com algumas referências bibliográficas, principalmente no que se refere aos documentos e princípios que norteiam a discussão do patrimônio. “Não podemos falar do curso deste nível sem falar das cartas patrimoniais, das declarações de Estocolmo e de Santiago, da Constituição de 88, do Estatuto de museus e da Política museológica nacional, bem como de outros dispositivos necessários para a discussão da preservação do patrimônio amazônico”, explica Lúcia. Conceitos como cultura, ambiente, educação, gestão, inovação, desenvolvimento e cidadania estarão na pauta da discussão.

Lucia Santana ressalta a importância em promover o curso. “Já é bastante gratificante você ver a mobilização e o envolvimento da participação do grupo”. O curso será promovido pela Coordenação de Museologia (CMU/ MPEG), no Auditório do Parque Zoobotânico do Museu, com previsão para término no dia 01 de julho de 2013. Os dias de curso serão as segundas e quartas- feiras (de 9h às 12h).

A Semana de Museus - Diversas atividades marcam a participação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na 11° Semana de Museus. Evento já tradicional no MPEG, nesse ano a programação conta com exposição, cursos, carro de leitura, encenação de peça teatral, realização de gincana, jogos e uma roda de conversa sobre a arte rupestre na Amazônia. Para fazer a inscrição, a ficha de inscrição será disponibilizada no Portal do Museu.

Os 30 museus federais que integram a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) estão com uma programação variada durante a 11ª Semana de Museus, que acontece de 13 a 19 de maio, em todo o país e foi idealizado para comemorar o dia 18 de maio, Dia Internacional de Museus. O objetivo é mobilizar os museus brasileiros com programações em torno de um mesmo tema.

Texto: Silvia de Souza Leão