Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de Ciência e Cultura 2013

Mostra de Ciência e Cultura 2013

Museu Goeldi participa de programação que leva seminários, palestras, oficinas e exposição para contribuir à formação de estudantes e de comunidades
publicado: 06/05/2013 10h00, última modificação: 13/08/2017 10h58

Agência Museu Goeldi – Nos dias 8 e 9 de maio chega ao município de Soure, na Ilha do Marajó, a Mostra de Ciência e Cultura 2013. Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PA), a Mostra faz parte das ações de divulgação científica que antecedem e preparam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento anual do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Depois de passar pelos municípios de Bujaru, Barcarena e Terra Alta, o Marajó é o quarto ponto de visitação em 2013. A previsão é que 12 cidades recebam a Mostra, que no ano passado pôde ser vista por cerca de 50 mil estudantes.

Homenageando o escritor e antropólogo paraense Vicente Salles que, em sua memorável trajetória, publicou diversos livros que retratam aspectos culturais e históricos da região amazônica, a Mostra de Ciência e Cultura 2013, trás em sua programação palestras, seminários, oficinas e exposição.

O Museu Paraense Emílio Goeldi, através do Serviço de Educação, está presente na programação deste ano levando à Mostra a Exposição “Amazônia Desconhecida”.

Revelando a Amazônia - “Amazônia Desconhecida” visa informar a sociedade sobre a riqueza da região amazônica, assim como identificar espécies ameaçadas e os fatores de ameaça. Apontar lacunas e avanços de conhecimento e as áreas prioritárias para novas pesquisas na região também é meta da equipe liderada pelo educador Alcemir Aires
Composta de painéis fotográficos com dados de estudos desenvolvidos pelo Museu Goeldi, um dos destaques da exposição é a pesquisa sobre a planta pau-cravo (Dicypellium caryophyllaceum), espécie considerada extinta e que durante o período colonial do Brasil foi uma importante droga do sertão.

O Museu Goeldi também leva à Mostra de Ciência e Cultura 2013 o “Programa Natureza”.

Semelhante a um programa de auditório, visa a interatividade com o público. Apresentado pelo personagem “Macaco Ximbica, “Programa Natureza” possui encenação teatral, exibição de vídeos comentados, realização de gincana, hora do conto Amazônico, dinamização de jogos e kits educativos e distribuição de brindes.

A Mostra de Ciência e Cultura, conta, além do Museu Goeldi, com a participação de instituições como: Universidade Federal do Pará,; Universidade do Estado do Pará; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Parque de Ciências e a ONG. Grupo Iara.

Serviço: Mostra Ciência e Cultura 2013. Dias 8 e 9 de maio no Colégio  Stella Maris, em Soure, na Ilha do Marajó. Coordenação: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PA).

Mais informações sobre a exposição “Amazônia Desconhecida”.

Saiba mais sobre o “Programa Natureza”.

Texto: Júlio Matos