Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mês dos Povos Indígenas no Museu Goeldi

Mês dos Povos Indígenas no Museu Goeldi

“Culturas indígenas na Amazônia: 150 anos de intercâmbio com o MPEG” é o tema da programação, que acontece nos dias 7, 14 e 20 de abril.
publicado: 05/04/2016 16h15, última modificação: 20/02/2018 14h20
Exibir carrossel de imagens Lívia Prestes Kayapó

Kayapó

Agência Museu Goeldi – Línguas indígenas, produção audiovisual, pintura corporal e conhecimento científico. Esses são alguns dos temas que estarão em discussão na já tradicional celebração do Museu Emílio Goeldi pelo Dia dos Povos Indígenas, que é comemorado em 19 de abril. Este ano, a programação se estenderá ao longo do mês com o tema “Culturas indígenas na Amazônia: 150 anos de intercâmbio com o MPEG”.

O objetivo é destacar os intercâmbios entre os pesquisadores do Museu Goeldi e diferentes povos indígenas ao longo dos 150 anos da instituição, valorizando as vozes e contribuições atuais dos indígenas para a construção do conhecimento sobre a Amazônia.

Vozes - Gilda Ribeiro, coordenadora de Informação e Documentação do Museu, e uma das organizadoras da programação diz que “o Museu tem enfatizado o intercâmbio e a interação desses povos com a pesquisa, o que poderá ser visto nas apresentações e mesas redondas, onde os indígenas farão suas falas e os pesquisadores atuarão como mediadores. Também será um momento de mostrar e valorizar a cultura indígena para as crianças que fazem parte dos programas educativos do Parque Zoobotânico e para o público em geral”, finaliza.

As pinturas corporais materializam símbolos da cultura e do universo KayapóSuzana Primo dos Santos Caripuna, socióloga e técnica da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, também destaca o diferencialdos espaços de discussão na programação deste ano: “Ela é desenvolvida sempre com a presença dos povos indígenas, mas dessa vez existe um maior espaço para o debate e a fala. Cada um vai poder contar sua história e disso várias coisas vão surgir. E o Museu acompanha essa história”.

Suzana trabalha no Museu Goeldi há 29 anos e no dia 20 conduzirá a palestra “Experiência desde a aldeia Caripuna, até o Museu Goeldi”, onde falará sobre sua própria história como indígena caripuna no Museu Goeldi e apresentará alguns aspectos de seu trabalho nas reservas técnicas da Coordenação de Ciências Humanas.

Programação – Nos três dias de programação, são aguardados representantes das etnias como a Kayapó, Aikanã, Kambeba e Munduruku, moradores da região metropolitana de Belém e outros pontos do estado do Pará. Nos dias 7 e 14, as atividades do mês dos povos indígenas acontece no Parque Zoobotânico do Goeldi, enquanto que a programação do dia 20 acontece no Campus de Pesquisa da Instituição, no bairro da Terra Firme.

No dia 7, o público poderá conferir a partir das 9h a palestra “A origem das línguas indígenas”, com o linguista e pesquisador do Goeldi Hein van der Voort. Já no dia 14, às 9h30, começa a oficina “Nheengatu: não perca seu latim nem seu tupi”, ministrada pelo antropólogo do Goeldi, Antônio Maria de Souza Santos.

Em seguida, acontece a Mostra da Cultura Kayapó, com vídeos, danças, fotografias e pintura corporal, seguida por uma feira de artesanato onde artesãos de diversas etnias disponibilizarão seus trabalhos para venda.

Já às 9hdo dia 20, no Campus de Pesquisa do Museu, será realizada a palestra de Suzana Primo “Experiência desde a aldeia Caripuna, até o Museu Goeldi”, seguida de nova edição da Mostra da Cultura Kayapó. Às 10h30, o Campus de Pesquisa do Goeldi também recebe a feira de artesanato e às 14h, a programação termina com a roda de conversa “150 anos de interação”, com a participação de indígenas de diferentes etnias e mediação de pesquisadores do Goeldi.

Texto: Uriel Pinho

Mês dos Povos Indígenas

“Culturas indígenas na Amazônia: 150 anos de intercâmbio com o MPEG”

7/04 (quinta-feira)

Palestra: A origem das línguas indígenas

Hora: 9h
Ministrante: Hein van der Voort
Local: Biblioteca Clara Galvão, Parque Zoobotânico.

14/04 (quinta-feira)

Oficina: “Nhenangatu: não perca seu latim nem seu tupi”

Hora: 9h30
Ministrante: Antônio Maria de Souza Santos
Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico.

Mostra da Cultura Kayapó: vídeos, danças, músicas, fotografias e pintura corporal

Hora: 10h
Paulinho Payakan e representantes Kayapó
Local: Auditório Alexandre Rodrigues e Bambuzal, Parque Zoobotânico.

Feira de Artesanato

Hora: 10h30
Local: Bambuzal, Parque Zoobotânico.

20/04 (quarta-feira)

Palestra: Experiência desde a aldeia Caripuna, até o Museu Goeldi.

Hora: 9h
Ministrante: Suzana Primo
Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa.

Hora: 10h
Paulinho Payakan e representantes Kayapó
Local: Auditório Paulo Cavalcante e Bosquinho, Campus de Pesquisa.

Feira de Artesanato

Hora: 10h30
Local: Bosquinho, Campus de Pesquisa.

Roda de conversa: 150 anos de interação

Hora: 14h
Mediação: Pesquisadores do Museu Goeldi e representantes de comunidades indígenas.
Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa

Parque Zoobotânico do Museu Goeldi: Av. Magalhães Barata, 376, São Braz (entrada R$3,00, com meia entrada para estudantes e gratuidades para idosos e crianças).

Campus de Pesquisa: Av. Perimetral, 1901, Terra Firme.