Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Mapeamento participativo e autogerenciamento do território entre os Kuikuro do Alto Xingu"
conteúdo

Agência de Notícias

"Mapeamento participativo e autogerenciamento do território entre os Kuikuro do Alto Xingu"

publicado: 28/08/2019 12h03, última modificação: 05/09/2019 08h40

Dia 4 de setembro | 15h

Tema: Mapeamento participativo e autogerenciamento do território entre os Kuikuro do Alto Xingu.

Palestrante: Me. Bruno Moraes (Doutorando da Universidade de Pittsburgh, colaborador do Projeto OCA (COCHS-MPEG) e colaborador da Unidade de Análises Espaciais (COCTE-MPEG).

Resumo: O uso da cartografia para o gerenciamento de território não é nada novo. Seu desenvolvimento remonta a milhares de anos e ainda hoje os mapas (e suas verões digitais) são essenciais para todos os aspectos da vida em uma sociedade moderna. Contudo, a utilização de geotecnolgias como instrumentos para o fortalecimento de grupos sociais, suas identidades e auto-gestão de seus territórios se constitui como uma nova e ampla possibilidade de aplicação dessas ferramentas. Formas participativas de mapeamento comunitário e de autogerenciamento territorial são importantes recursos de resistência frente às ameaças colocadas aos povos indígenas e tradicionais brasileiros nos tempos atuais, como as invasões ilegais para exploração madeireira e mineração. São um contraponto à abordagens colonialistas e tutelares, comumente aplicadas a povos indígenas no Brasil. Apresento aqui a experiência com os povos Kuikuro do Alto Xingu de utilização de sistemas de informações geográficas e de novas plataformas baseadas em dados em nuvem. Nas oficinas do projeto, os Kuikuro coletam os dados que eles mesmos consideram relevantes ao mapeamento, de acordo com seu próprio entendimento de mundo e prioridades.

 

Local: Sala 1 da Coordenação de Ciências Humanas | Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém/PA).