Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para seleção de Doutorado em Botânica Tropical (PPGBot)

Inscrições abertas para seleção de Doutorado em Botânica Tropical (PPGBot)

As inscrições vão até o dia 10 de junho e englobam duas linhas de pesquisa: "Morfologia e Sistemática Vegetal ou de Fungos" e "Ecologia, Manejo e Conservação".
publicado: 15/01/2019 16h00, última modificação: 15/01/2019 16h36

Agência Museu Goeldi – Estão abertas as inscrições para a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical (PPGBot), fruto da parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É o primeiro da área no Pará e o segundo na Amazônia.

Serão ofertadas 19 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: "Morfologia e sistemática vegetal ou de fungos", onde serão desenvolvidos estudos sobre a diversidade vegetal, análises morfológicas, anatômicas, variações genéticas e relações evolutivas de plantas; e "Ecologia, manejo e conservação", que incluirá investigações de padrões e processos ecológicos e estudos integrados sobre os ecossistemas amazônicos.

As inscrições vão até o dia 10 de junho e devem ser realizadas via internet, pelo sistema SIGAA - UFRA, com escolha da área de concentração a ser feita de acordo com a linha de pesquisa do provável orientador.

Após a etapa online, os interessados devem entregar os documentos solicitados na Secretaria de Coordenação do PPGBot, localizado no Campos de Pesquisa do Museu Goeldi, ou enviá-los por correspondência expressa, desde que a data de postagem não ultrapasse o prazo final de inscrição.

A seleção será composta por três fases, incluindo análise curricular, seguida pela análise do projeto de tese e entrevista, onde o candidato defenderá o projeto, podendo contar com o apoio de ferramentas digitais.

Requisitos – Para se candidatar às vagas, é fundamental que os candidatos possuam título de mestre ou similar em Ciências Biológicas, Agrárias, Ambientais ou áreas afins, expedido em instituições reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Também é necessário que os interessados apresentem artigo científico relacionado à sua dissertação de mestrado ou dentro da grande área de conhecimento das Ciências Biológicas. Desses, somente serão aceitos os publicados em revistas indexadas Qualis Capes B3 ou superior na área da Biodiversidade. Nos casos de revistas que não constam no Qualis, será exigido o fator de impacto ponderado, cujos detalhes podem ser conferidos no edital.

Além disso, o candidato precisará ser previamente aceito por um orientador habilitado do PPGBot.

Mais informações podem ser vistas no edital.

PPGBot – Criado em 2002, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical tem como missão a formação de pessoas qualificadas na área da Botânica Tropical, cujos conhecimentos auxiliem no desenvolvimento da ciência e gerem subsídios para políticas públicas de conservação da biodiversidade amazônica.

Avaliado com o nível 4 pela Capes, em setembro de 2018 o Programa celebrou a aprovação da abertura de turmas para doutorado em Botânica Tropical. A conquista inédita foi resultado do grande esforço da comunidade acadêmico-científica do Museu Goeldi e UFRA, sendo o primeiro da área no Pará e o segundo na Amazônia.

Serviço | Seleção de Doutorado em Botânica Tropical (PPGBot)

Inscrições: 15 de janeiro a 10 de junho de 2019.

Vagas: 19

Linhas de pesquisa: 1) Morfologia e Sistemática Vegetal ou de Fungos; 2) Ecologia, Manejo e Conservação.

Mais informações: posbot@museu-goeldi.br / (91) 3075-6194

Edital disponível aqui.