Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o 1º Simpósio de Artrópodes na Amazônia

Inscrições abertas para o 1º Simpósio de Artrópodes na Amazônia

O evento será realizado entre os dias 16 e 20 de setembro, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi. Os interessados em apresentar trabalhos podem enviar seus resumos até domingo (11).
publicado: 08/08/2019 12h10, última modificação: 08/08/2019 12h13

Agência Museu Goeldi – Os artrópodes formam o filo mais numeroso de animais do planeta. São mais de 800 mil espécies de animais invertebrados, com partes do corpo segmentadas e articuladas, agrupando os aracnídeos, crustáceos, insetos e miriápodes. Esse grupo de animais estará nas discussões do 1º Simpósio de Artrópodes na Amazônia (SAAM), evento que será realizado a partir do dia 16 de setembro, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi. Palestras, apresentação de trabalhos, minicursos e mostras de ilustrações e fotografias integram a programação.

Pioneiro na Amazônia, o evento se propõe a ser um espaço de integração entre os vários grupos de pesquisa da área, envolvendo estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições, além de estimular o estudo dos artrópodes na região. O simpósio é resultado de parceria entre o Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia (GEEA), Associação de Servidores do MPEG (ASCON) e Museu Paraense Emílio Goeldi.

Inscrições – As inscrições estão sendo feitas pelo site do evento ou presencialmente no Campus de Pesquisa – de segunda a sexta-feira, no setor de Entomologia e Aracnologia, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 16h. Os que pretendem apresentar trabalhos devem estar atentos ao prazo que se encerra neste domingo (11).

Para submissão dos trabalhos, os interessados devem elaborar um resumo da pesquisa para uma das seguintes áreas: “Taxonomia e Sistemática”, “Ecologia, Comportamento & Meio Ambiente”, “Artrópodes de interesse médico” ou “Divulgação Científica e Educação Ambiental”. O modelo também está disponível no site.

Os resumos deverão ser enviados por e-mail (saam.geaa@gmail.com) com o assunto “Resumo I SAAM” e a área da pesquisa. Os 16 melhores serão selecionados e apresentados no simpósio. A divulgação dos selecionados estará disponível no site até o dia 16 de setembro.

Programação – Além da apresentação dos trabalhos, serão realizados os minicursos: “Fotografia da natureza”, “Técnicas de coleta e conservação de artrópodes para coleções científicas”, “Edição de imagens e ilustrações científicas”, “Ilustração científica: histórico, aplicação e técnicas” e “Confecção de mapas de distribuição geográfica de táxons”.

Cinco pesquisadores da Coordenação de Zoologia do Museu Goeldi estão entre os palestrantes: Orlando Tobias Silveira, Inocêncio Gorayeb, Fernando da Silva Carvalho-Filho, Alexandre Bonaldo e Cléverson Ranniéri dos Santos. A bolsista do doutorado em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Pará, Andressa de Oliveira Aragão, também integra a programação.

Concurso – O SAAM ainda promoverá concursos de ilustração científica e fotografia. Os inscritos no simpósio devem enviar um e-mail (saam.geaa@gmail.com), com o assunto “Concurso de Ilustração” ou “Concurso de fotografia” com as fotos ou ilustração em anexo, até o dia 11 de agosto. Os três primeiros colocados receberão certificado e o primeiro lugar será premiado. A fotografia impressa e a ilustração original deverão ser entregues à comissão organizadora no primeiro dia do evento.

Serviço | I Simpósio de Artrópodes na Amazônia

Data: 16 a 20 de julho.

Local: Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.

Submissão de resumos: até 11 de agosto.

Inscriçõessite do SAAM ou no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém – PA). Horários: 9h às 12h – Setor de Entomologia (Carol Souza); 9h às 12h / 14h às 16h – Setor de Aracnologia (Nithomas Mateus).

Para mais informações, acesse o site.