Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para Doutorado e bolsa de Pós-Doutorado em Botânica Tropical

Inscrições abertas para Doutorado e bolsa de Pós-Doutorado em Botânica Tropical

Museu Goeldi e UFRA ofertam duas vagas de Doutorado e uma bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ). Inscrições somente pela internet. O prazo para concorrer para a bolsa de Pós-Doutorado encerra no dia 24 de janeiro. A seleção de Doutorado, por sua vez, encerra no dia 4 de fevereiro.
publicado: 15/01/2021 12h17, última modificação: 15/01/2021 12h17

Agência Museu Goeldi – O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Botânica Tropical (PPGBot), fruto da parceria entre Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), torna público a realização de dois processos seletivos. São ofertadas 2 vagas de Doutorado e 1 bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ). As inscrições devem ser realizadas pela internet.

Os aprovados irão atuar junto ao projeto de “Estudos Integrados da Biodiversidade, Conservação e Manejo Vegetal da Amazônia” do Programa de Pós-Graduação em Botânica Tropical (PPGBot). O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG - Amazônia Legal).

Pós-Doutorado – A bolsa é destinada a doutores(as) que possam contribuir no incremento de pesquisas realizadas no âmbito do PPGBot e na orientação/coorientação dos alunos do programa. Acesse o Edital para Bolsa de Pós-Doutoramento Júnior em Botânica Tropical. As inscrições para esta seleção devem ser realizadas online, até o dia 24 de janeiro de 2021.

O(a) candidato(a) selecionado(a) atuará no projeto de "Estudos integrados da biodiversidade, conservação e manejo vegetal da Amazônia” em pelo menos uma das seguintes áreas do PPGBot: i) Padrões espaciais e temporais de distribuição e abundância dos organismos e dos fatores que os influenciam; ii) Relações entre espécie e ambiente (ecofisiologia); iii) Interações e relações entre espécies, incluindo suas causas e consequências; iv) Usos da terra para ações de manejo florestal e de restauração ecológica, passiva e ativa; v) Biotecnologia de propágulos e mudas. A atuação deve ser comprovada, em pelo menos uma destas áreas, com base em publicações científicas recentes (correspondentes aos anos de 2015 a 2020) ou artigos aceitos em periódicos indexados.

Interessados precisam encaminhar os documentos exigidos para o endereço eletrônico:  posbot@museu-goeldi.br. A bolsa tem duração de 1 ano, mas com possibilidade de renovação.

A seleção será realizada por uma Comissão Avaliadora, formada por docentes do PPGBot, que participam do projeto aprovado pela CAPES. Os critérios de seleção, documentos solicitados e informações detalhadas do processo são encontradas no edital 02/2021.

Doutorado – As inscrições encerram em 04 de fevereiro de 2021. Os(as) interessados(as) devem se inscrever pela internet, por meio do sistema on-line SIGAA - UFRA, e efetuar, obrigatoriamente, um cadastro na plataforma. Acesse o Edital Especial para Doutorado em Botânica Tropical.

A seleção será realizada em 2 etapas: análise do projeto de tese (eliminatória); e análise de currículo (classificatória). Entre os requisitos para a participação no processo seletivo, os(as) candidatos(as) devem possuir o título de mestre em Ciências Biológicas ou áreas afins, a critério do colegiado, expedido em instituições reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No edital do programa, confira os requisitos completos e as regras para solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição.

Os(as) discentes selecionados(as) atuarão junto ao “Projeto de Estudos Integrados da Biodiversidade, Conservação e Manejo Vegetal da Amazônia”, visando à seleção de candidatos(as) para a turma que dará início ao curso em março de 2021.

O resultado final da chamada será divulgado no site oficial do PPGBot até 20 de fevereiro de 2021.

PPGBot – O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical teve origem em 2002. A Pós-Graduação em Botânica Tropical (PPGBot) objetiva formar profissionais que desenvolvam atividades de ensino e pesquisa, assim como atividades técnicas voltadas para questões amazônicas. O programa oferta duas linhas de pesquisa: “Sistemática e Evolução de Plantas”; e “Ecologia, Manejo e Conservação”, que visam a contribuição de novos conhecimentos sobre a biodiversidade amazônica.

Com o reconhecimento do doutorado pela CAPES, o PPGBot passou a ser o primeiro programa a implementar o curso no Pará e o segundo da Amazônia.

Serviço | Processo Seletivo para bolsa de Pós-Doutoramento Júnior (PDJ) do PPGBot

01 vaga Edital Pós-Doutorado
Inscrições: Até dia 24 de janeiro de 2021

Processo de Seleção Especial para o curso de Doutorado em Botânica Tropical (PPGBot)

02 vagas Edital Doutorado
Inscrições: até dia 04 de fevereiro de 2021.

Texto: Samara Luane
Edição: Joice Santos