Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guaraná brabo foi registrado pela primeira vez na Amazônia Oriental
conteúdo

Agência de Notícias

Guaraná brabo foi registrado pela primeira vez na Amazônia Oriental

A descoberta foi feita pelo Projeto Flora do Utinga e demonstra a importância de levantamentos desse tipo na Grande Belém
publicado: 26/02/2021 15h34, última modificação: 18/03/2021 13h29

Agência Museu Goeldi - Uma espécie de trepadeira da família Sapindaceae e gênero do Guaraná (Paullinia) foi registrada pela primeira vez na Região Metropolitana de Belém. Antes da descoberta, realizada pelo Projeto Flora do Utinga, a espécie popularmente conhecida como guaraná bravo era considerada restrita ao oeste da Amazônia brasileira, mais especificamente em estados como o Acre e Rondônia, e em países como Peru e Bolívia.

A espécie Paullinia obovata foi identificada nas bordas de uma região de floresta secundária na Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de Belém (APA Belém) e na Embrapa Amazônia Oriental. O registro foi feito por Leandro Ferreira, pesquisador do Museu Goeldi e coordenador do Projeto Flora do Utinga.

Já a análise do exemplar coletado foi feita pelo pesquisador Pedro Acevedo, do Smithsonian Institution, que é um dos maiores especialistas da família Sapindacea.

A revelação dessa espécie na Amazônia Oriental reforça a importância da preservação da biodiversidade no conjunto de áreas protegidas compreendido pelo Parque Estadual do Utinga, o Refúgio da Vida Silvestre Metrópole da Amazônia e a APA Belém. Essas unidades de conservação reúnem a maior parte das áreas de floresta remanescentes na Região Metropolitana de Belém.

O registro da espécie  reforça ainda a importância da realização de inventários biológicos para a identificação, manejo e conservação das espécies existentes na área.

 

Texto: Nicole França

Edição: Brenda Taketa