Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goeldi promove curso de horta caseira para idosos

Goeldi promove curso de horta caseira para idosos

A oficina ensinará os primeiros passos para o desenvolvimento de uma horta em casa e hábitos alimentares mais saudáveis.
publicado: 17/11/2017 11h45, última modificação: 17/11/2017 11h45
Pexels Vasos com mudas de plantas

Vasos com mudas de plantas

Agência Museu Goeldi – O cultivo doméstico de legumes, verduras e ervas fornece produtos mais frescos, com mais nutrientes e não requer amplos espaços para o plantio. No próximo dia 21, tem início um curso no Museu Paraense Emílio Goeldi que instrui como preparar uma horta caseira para um público muito especial – os “jovens” da terceira idade. A promoção é do projeto “Potencialização e Valorização do Saber do Idoso”. As atividades serão realizadas no Parque Zoobotânico.

Horta Caseira – O curso de horta caseira será ministrado pela Dr. Idemê Gomes Amaral, engenheira agrônoma e pesquisadora aposentada da Coordenação de Ciências da Terra do Museu Goeldi. O conteúdo está dividido em teoria e prática. O objetivo da oficina é contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, através da construção e manutenção de hortas domésticas, bem como estimular o contato com a terra e o prazer de produzir hortaliças que serão utilizadas nas refeições diárias.

No dia 21, de 09h às 11h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, será realizada a aula teórica, onde os alunos terão oportunidade de aprender o passo a passo para o desenvolvimento de uma horta em casa: como preparar o solo, como escolher o adubo apropriado, como selecionar e regar as sementes.

No dia 28, na área do Castelinho do Parque Zoobotânico, os alunos participarão da aula prática, dando os primeiros passos no plantio e cultivo de hortaliças como alfavaca, chicória e alface. Nos dias 29 e 30 de novembro e 04 e 05 de dezembro, os participantes farão o acompanhamento do desenvolvimento das hortaliças. No final do curso, cada aluno poderá levar a muda cultivada para casa.

Além das vagas disponíveis para os participantes do Projeto de Potencialização e Valorização do Idoso, serão ofertadas 05 vagas a outros interessados.

Qualidade da alimentação - De acordo com Filomena Secco, do Serviço de Educação do Museu Goeldi, uma das coordenadoras do “Projeto de Potencialização e Valorização do Idoso”, o cultivo de hortaliças mesmo que não exija muitos conhecimentos tecnológicos para produção, necessita de alguns conhecimentos básicos para melhor aproveitamento e melhor satisfação de quem executa a atividade. “Ter uma horta em casa não é somente uma forma de economizar . É ter facilidade para preparar as refeições com diversos produtos, enriquecendo a mesa e variando os sabores”, ressalta Filomena.

Texto: Marco Aurélio Gomes

CURSO: Noções sobre horta caseira para o grupo da terceira Idade

Ministrante: Dr. Idemê Gomes Amaral  - Pesquisadora aposentada Museu Paraense Emílio Goeldi

Local: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi