Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goeldi oferta atividades diversas de ciência, arte e educação em novembro

Goeldi oferta atividades diversas de ciência, arte e educação em novembro

Além da programação do Museu Goeldi de Portas Abertas, o público poderá acompanhar os seminários da pós-graduação em Biodiversidade e Evolução e do Programa de Capacitação Institucional.
publicado: 11/11/2020 11h37, última modificação: 11/11/2020 12h16

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) iniciou novembro com mais uma agenda imperdível de palestras, debate e oficina. As atividades são relacionadas a diferentes programações, que incluem o Museu de Portas Abertas, o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução e o Seminário dos pesquisadores bolsistas de Capacitação Institucional (PCI).

Totalmente gratuitos, os eventos são transmitidos e continuarão disponíveis no canal oficial do MPEG e do II Seminário PPGBE na plataforma YouTube.

Museu de Portas Abertas - Iniciado no dia da Ciência e Cultura, 05, a agenda do Museu de Portas Abertas realizou a palestra "Acervo Arqueológico do Museu Goeldi: Passado, presente e futuro" e a roda de conversa "Encontro de Saberes: a urna marajoara e suas temporalidades", disponíveis no canal do Museu Goeldi na plataforma Youtube.

A programação continua no Dia da Gentileza, 13, com a transmissão do vídeo-oficina de Origami. Por meio dele, serão apresentados os conceitos básicos da arte japonesa de dobrar papeis, que pode ser empregada para criar objetos e seres da natureza amazônica.

No Dia da Alfabetização, 14, será a vez de lançar o vídeo “As Olimpíadas de Ciência da Floresta de Caxiuanã”, um curta sobre uma das ações educativas mais conhecidas do Museu Goeldi. Realizadas anualmente na Estação Científica Ferreira Pena, as Olimpíadas iniciaram há quase 20 anos e possuem um papel transformador na educação de jovens das comunidades do entorno da Floresta Nacional de Caxiuanã, localizada no Marajó (PA), onde o MPEG mantém sua estação científica.

No mesmo dia, às 10h, a pesquisadora Rosecélia Moreira apresenta a palestra “ABC da ODS - Um desafio a ser alcançado para a promoção do desenvolvimento sustentável”. A pesquisadora aborda os objetivos (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e os países signatários da agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas de 2015 para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Na segunda-feira, 16, às 9h, a atividade envolve um retorno a milhões de anos atrás, com o vídeo “Desvendando o Passado da Terra: os fósseis e o trabalho do paleontólogo”, de Ana Paula Linhares, que compõe a equipe técnica do Acervo de Paleontologia do Museu Goeldi.

“Falar sobre o que é um fóssil, o trabalho árduo de encontrá-los nos mais variados locais, o que fazemos depois das coletas e também de sua importância para a comunidade científica é extremamente fundamental e também se trata do objetivo do Museu de Portas Abertas”, explica Ana Paula. “Assim, mostramos as características do passado biológico, socializamos curiosidades e o processo de documentação das informações, para que possam ser usadas futuramente”.

No mesmo dia, às 10h, o paleontólogo Denys José Xavier apresentará “Os Fósseis da Amazônia”, abordando os processos da vida no passado remoto do bioma amazônico, mostrando alguns macro e microfósseis amazônicos salvaguardados no acervo do MPEG e sua importância para diversos estudos.

No dia da Consciência Negra, 20, a roda de conversa “Narrativas Negras nos Museus” permitirá um diálogo sobre a representatividade racial nas instituições museológicas. Entre as convidadas para a conversa está a mestranda Samantha Raissa Cunha, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural do MPEG e  as professoras Luzia Gomes Ferreira e Zélia Amador de Deus, ambas da Universidade Federal do Pará (UFPA). A mediação do debate será feita por Sue Costa, coordenadora de museologia do MPEG e também professora da UFPA.

Biodiversidade e Evolução – Desde o dia 09 e prosseguindo até 12 de novembro, o MPEG também realiza o II Seminário Científico do seu Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE). O evento online é uma oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas dentro do programa. A programação também inclui palestras magnas com temáticas de interesse público, como as recentes queimadas dos biomas brasileiros, a presença de mulheres na ciência e saúde mental na universidade, entre outros temas.

A programação completa se encontra disponível no canal do evento na plataforma Youtube.

Seminário PCI 2020 - De 25 a 27 de novembro, das 09h às 12h, o Museu Goeldi também realizará o Seminário de bolsistas do Programa de Capacitação Institucional. O evento envolve a comunicação dos resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de diferentes formações e as mais diversas áreas do conhecimento.

Serão mais de 40 apresentações durante os três dias de programação, com 10 minutos de duração cada. Os temas das pesquisas vão da área da biologia, ecologia, geoquímica, paleontologia, etnobotânica à gestão da inovação tecnológica, museologia, divulgação científica e tecnologia da informação e comunicação.

Toda a programação será online e transmitida no Youtube do MPEG. Acesse as apresentações em https://www.youtube.com/user/museugoeldi

Texto: Giullia Moreira

Edição: Joice Santos