Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esporte na Floresta de Caxiuanã

Esporte na Floresta de Caxiuanã

Vídeo apresenta um balanço geral das atividades educativas e esportivas na Estação Científica Ferreira Penna, sede das Olimpíadas de Caxiuanã, que este ano chegou a sua 5ª edição. Em novembro, o Museu Goeldi inicia uma campanha para o Natal Solidário dos jovens da Floresta Nacional, os protagonistas das atividades educativas
publicado: 07/11/2013 10h45, última modificação: 22/08/2017 13h04

Agência Museu Goeldi - Uma das principais ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Floresta Modelo na Flona de Caxiuanã é a Olimpíada de Ciências de Caxiuanã, que iniciou em 2001 como gincana e, em 2008, ganhou o status de olimpíada. Nela, reúnem-se cerca de 140 estudantes e professores de escolas locais, além de representantes de todas as áreas de pesquisa do Museu Goeldi e voluntários de diversas organizações no esforço de despertar nos jovens o interesse pela ciência, cultura e práticas esportivas. O objetivo é melhorar a educação da juventude que vive no entorno de Caxiuanã. A Olimpíada fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre a Olimpíada de Caxiuanã.

Com o tema “Ciência, saúde e esporte”, a programação de 4 a 8 de outubro de 2013 contou com 18 oficinas sobre a fauna e flora local além de atividades esportivas e uma sessão de entretenimento diária com esquetes e apresentações. O evento teve uma Mostra de Ciências, reunindo os 28 melhores trabalhos apresentados em feiras de ciências nos municípios do Marajó e do Nordeste Paraense. Dos 28 participantes, cinco foram selecionados para receberem bolsas de Iniciação Científica e aprofundarem suas pesquisas.

Neste ano, também se comemorou os 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna, a base física do Museu Goeldi em Caxiuanã, e os 147 anos do Museu Goeldi. A Olimpíada teve o apoio da Universidade Federal do Pará, Rádio Margarida, Corporação do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará e as prefeituras de Melgaço e Portel.

Reconhecimento - Há 16 anos, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) mantém o Programa Floresta Modelo na Flona de Caxiuanã, a mais antiga da Amazônia Legal, criada em 1961, situada no Arquipélago do Marajó, onde mantém a Estação Científica Ferreira Penna. Através da educação ambiental, o programa busca criar um modelo de desenvolvimento sustentável para as comunidades de Melgaço e Portel (PA), municípios com o primeiro e o décimo segundo, respectivamente, menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Em 2012, dois estudantes premiados na IV Olimpíada foram à conferência internacional Rio +20 para relatar a experiência de estudar no interior da Amazônia. Em setembro deste ano, o Programa Floresta Modelo recebeu a certificação de tecnologia social para replicação da Fundação Banco do Brasil (FBB), que entende que esta é uma experiência bem sucedida de interação com a comunidade para a transformação social e pode ser replicável em outros locais.

Natal Solidário – Outra ação promovida pelo Museu Goeldi anualmente é a arrecadação de brinquedos que serão doados às crianças de 10 escolas dos municípios de Melgaço e Portel. Este ano, a renda da bilheteria do Parque Zoobotânico durante os dias 30/11 e 01/12 será revertida para a compra de 600 brinquedos que serão distribuídos no período de 04 a 10 de dezembro, pela equipe de voluntários do Natal Solidário. Também podem ser doados, até o dia 29 de novembro, brinquedos e roupas de todos os tamanhos e para todas as idades, que podem ser entregues na portaria do PZB, na Av. 09 de Janeiro, e no Campus de Pesquisa do Goeldi (Av. Perimetral, 1901).

Texto: Paola Caracciolo, Fernando Cabezas e Luena Barros