Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em memória da pedagoga Lourdes Gondim (1948 - 2019)

Em memória da pedagoga Lourdes Gondim (1948 - 2019)

publicado: 29/07/2019 15h11, última modificação: 30/07/2019 17h52

Agência Museu Goeldi - É com pesar que o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) informa o falecimento por infarto da pedagoga Lourdes Maria de Pontes Gondim, ocorrido em 27 de julho, em São Paulo. A convite do Dr. Guilherme de La Penha, então diretor do MPEG, Lourdes Gondim foi a primeira chefe do Serviço de Educação (SEEDU), setor implantado no Goeldi na década de 80.

No Museu Goeldi, Lourdinha, como era conhecida por seus colegas, pode contribuir com inúmeros projetos, destacando-se entre eles o Laboratório Pedagógico de Ciências e Matemática (realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará) e o Museu vai à Praia, quando técnicos e pesquisadores da instituição foram para diversos locais de veraneio do Pará para falar sobre ciência. É notável ressaltar que durante sua gestão à frente da área de educação no MPEG também foi implantada uma biblioteca especial direcionada aos alunos do ensino fundamental, onde está reunido um acervo especializado de literatura, kits e jogos para o público infanto-juvenil sobre ciência e Amazônia e que funciona até os dias atuais no Parque Zoobotânico com o nome de Biblioteca Clara Galvão.

Juntamente com Ana Cláudia Bastos, Lourdes Gondim ainda escreveu o livro juvenil “Um dia na Aldeia Brilho do Sol”, que explana sobre a cultura Guarani e enfatiza o respeito a todas as populações indígenas, uma das causas mais defendidas pela educadora.

As últimas contribuições de Lourdes Gondim à educação científica aconteceram no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que assim como o MPEG é também uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), de onde se aposentou recentemente.

O velório da educadora aconteceu ontem no cemitério do Araçá, em São Paulo, onde seu corpo foi cremado. Suas cinzas serão jogadas pelos familiares no mar da cidade de Fortaleza (CE), sua terra natal.

A dedicação, simplicidade e carisma de Lourdes Gondim ficam como referência para todos que com ela aprenderam e conviveram no Museu Goeldi.