Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia C da Ciência no Museu Goeldi

Dia C da Ciência no Museu Goeldi

Nesta quarta-feira (25), centros de ensino e pesquisa do Brasil chamam a atenção da sociedade para a importância da ciência no desenvolvimento do país com diversas atividades. O Museu Goeldi realiza ações no seu Parque Zoobotânico e na 8ª Feira Estadual de Ciência. A programação apresenta resultados de pesquisa através de trilha, visita guiada roda de conversa e mostras de publicações e kits educativos
publicado: 24/10/2017 17h45, última modificação: 10/11/2017 14h40

Agência Museu Goeldi – Uma mobilização nacional em defesa da ciência: nesta quarta-feira (25), o Museu Paraense Emílio Goeldi se une às dezenas de universidades e centros de pesquisa do país, realizando atividades em alusão ao Dia C da Ciência. O objetivo é mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas afetam o cotidiano das pessoas. Com o tema “A ciência faz toda a diferença”, a data é também uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância do ensino superior gratuito, assim como para a necessidade de financiamento público para as ações de ciência e tecnologia desenvolvidas nas instituições brasileiras.

Dia C da Ciência no Museu GoeldiProgramação – As atividades do Dia C da Ciência no Museu Goeldi se concentrarão no seu secular Parque Zoobotânico e também no estande da instituição na 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece na Estação das Docas, de 9h às 19h.

No Parque Zoobotânico haverá a visita temática “Peixes e Répteis da Amazônia” no Aquário Jacques Huber com início agendado para às 11h, sob a coordenação do Dr Horácio Higuchi e do cientista ambiental Cezar Felipe.  Reinaugurado no começo deste mês, o aquário do Museu Goeldi abriga espécies de peixes e répteis exclusivamente amazônicas. O espaço é o mais antigo aquário público brasileiro tendo sido inaugurado em 1911 pelo naturalista suíço Jacques Huber.

Pela parte da tarde neste Dia C da Ciência, os visitantes do Goeldi poderão escolher entre duas atividades para se integrar: a roda de conversa “O Antropoceno e a Amazônia” e a Trilha “Simetria no Museu Goeldi”. Com início às 14h, tendo como ponto de partida o portão principal do Parque, na Magalhães Barata, a trilha socializa o conceito de simetria, relacionando a matemática com a natureza, a arquitetura e objetos etnográficos presentes no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. A atividade é uma experimentação do Projeto Artemática, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Laboratório de Comunicação Multimídia (LabCom) do Museu Goeldi.

Às 14h também ocorre a roda de conversa “O Antropoceno e a Amazônia”, no Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (Rocinha). A atividade é desenvolvida na exposição “Transformações”, que apresenta alguns resultados dos estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, coordenado pelo Museu Goeldi. O Antropoceno é a nova era geológica e faz referências aos impactos provocados pela ação humana no planeta Terra, a Roda de Conversa apresenta questões relacionadas ao bioma amazônico como fio condutor para o debate.

Feira Estadual de Ciência e Tecnologia – O Museu Emílio Goeldi é uma das 16 instituições que participam da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). Nesta quarta-feira (25), na Estação das Docas, o público também pode visitar o estande “Educação e Ciência no Museu Goeldi”, com mostra de publicações e alguns dos resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição.

Conhecimento sem cortes – A instituição também convida para o engajamento na campanha Conhecimento Sem Cortes, mobilização aberta e suprapartidária promovida por professores universitários, cientistas, estudantes, pesquisadores e técnicos contra a redução dos investimentos federais nas áreas de ciência, tecnologia e humanidades e consequente  sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil. A campanha  monitora e denuncia os cortes de orçamento do setor de C&T&I e suas consequências negativas para a sociedade brasileira, além de sensibilizar a população para o que se produz nas universidades e nos institutos de pesquisa. Clique aqui para assinar a petição.