Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Contribuições à pesquisa na Amazônia

Contribuições à pesquisa na Amazônia

Quinta edição do Seminário do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi acontece esta semana apresentando contribuições significativas a vários campos acadêmicos na região amazônica
publicado: 17/03/2014 17h15, última modificação: 28/08/2017 13h34

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) inicia nesta terça-feira, 18, o V Seminário do Programa de Capacitação Institucional (PCI) . Sob o título "Integrando Pesquisa, Inovação e Comunicação da Ciência", serão apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2013 em diversas áreas do conhecimento. Sistemas Naturais e Diversidade Biológica, Sociobiodiversidade, Comunicação e História da Ciência, Tecnologias da Informação, todos no âmbito da região amazônica, serão alguns dos temas abordados pelos trabalhos a serem apresentados. O seminário inclui ainda pesquisas sobre Inovação e Propriedade Intelectual, Comunicação e Gestão de Acervos Científicos e Inovação para o desenvolvimento social.

A sessão de abertura do evento inicia às 9h, no Campus de Pesquisa do MPEG, com a presença da Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação, Dra. Marlúcia Martins, o Coordenador do Programa de Capacitação Institucional, Dr. Ulisses Galatti e a Presidente da Comissão de Avaliação PCI/MPEG, Dra. Ana Vilacy Galúcio .

Da abertura – Em palestra de abertura do seminário, os pesquisadores Dr. Glenn Shepard Jr., Dr. Hein van der Voort e Dra. Helena Pinto Lima apresentarão “Vozes da Amazônia: Ciências Humanas no Museu Goeldi em diálogo com as comunidades”. Ainda durante a manhã, na solenidade de abertura, Clarisse Rodrigues Andrade e Adriana Araújo Maués estarão à frente do Stand “Inovação e Propriedade Intelectual – Rede NIT Amazônia Oriental”, para falar sobre “Novas formas de procedimento no processo de pesquisa, apoio e incentivo à proteção ao conhecimento, inovação e transferências tecnológicas no Museu Goeldi”.

Sessão 1 - As apresentações do V Seminário PCI/MPEG terão início a partir das 14h com o tema “Comunicação e História da Ciência na Amazônia”, sessão que inclui pesquisas das bolsistas do Serviço de Comunicação Social (SCS), do Laboratório de Comunicação Multimídia (LabCom) e da Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi.  As apresentações orais tem início com as jornalistas Silvia Leão (SCS), que enfocará as exposições como meio de interação entre Ciência e público, abordando aspectos sobre a percepção da ciência pelo público estudantil;  e Paola Caracciolo (LabCom), que analisa os vídeos de bolso produzidos pelo próprio MPEG, investigando na plataforma Youtube as possibilidades deste tipo de audiovisual na educação para a biodiversidade. Helder Bruno, da Coordenação de Informação e Documentação, faz uma abordagem histórica sobre as contribuições de pesquisadores do Museu Goeldi para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica. E Antônio Salim Lessa, também do CID, aborda em painel uma investigação histórica sobre a produção científica do MPEG na década de 30 e 40 do século passado.

Sessão 2 – Após um rápido intervalo, a segunda sessão oral do seminário começa às 16h com os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social. Ana Cristina Cutrin,   Martha do Socorro Lima de Carvalho e Edson Luiz Costa Lopes, bolsistas da Coordenação de Museologia (CMU), apresentam pesquisas relacionadas a indicadores de eficiência de comunicação entre Museu e o seu público, os níveis de acessibilidade ao Parque Zoobotânico do Museu Goeldi e a conversão de jogos construidos em meio físico para o ambiente digital, respectivamente. Cezar Filipe, também da CMU, apresenta em painel os resultados sobre a mudança de percepção sobre os elementos da fauna e flora da Amazônia de turmas inclusivas com estudantes surdos e ouvintes do Clube do Pesquisador Mirim.

No total, serão dez pesquisas apresentadas nesta terça, incluindo apresentações orais e painéis - cada bolsista terá 30 minutos para apresentar suas considerações, objetivos e métodos e, no caso dos painéis, o responsável estará disponível para o público durante os intervalos das sessões.

Acesso ao Campus de Pesquisa – Os interessados em participar do Seminário PCI, devem ficar atentos as mudanças no tânsito da Avenida Perimetral, que está em obras. Com a interdição da Perimetral, entre as ruas Celso Malcher e Mauriti seis linhas de ônibus terão o itinerário alterado. As linhas de ônibus UFPA-Icoaraci, Tapanã-UFPA, Curuçambá-UFPA, UFPA-Cidade Nova VI, Alcindo Cacela (José Malcher) e UFPA-Tamoios vão desviar o trecho em obras tanto na saída do terminal, como no retorno, por um corredor alternativo formado pelas ruas São Domingos, Celso Malcher, Silva Rosado, as travessas Francisco Monteiro e Mauriti e a Avenida João Paulo II. Apenas a linha Alcindo Cacela-Domingos Marreiros será mantida até o NPI, já que ela serve estudantes e professores da instituição. Veículos particulares no sentido da UFPA dobram na Travessa Mauriti até chegar na Avenida João Paulo II no sentido São Brás. Ao chegar próximo à Travessa Antônio Baena, o motorista deverá usar o retorno e, no outro lado da via, acessar a Travessa Francisco Monteiro, de onde segue até a Avenida Cipriano Santos para retomar à Perimetral, após o trecho em obras. No sentido oposto, da UFPA para a João Paulo II, o desvio deverá ser feito pela Cipriano Santos até a Francisco Monteiro, seguindo para a João Paulo II, tanto no sentido São Brás como no sentido da Dr. Freitas. (Ver no mapa como chegar ao Museu Goeldi)

Serviço: Abertura do V Seminário do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi. Nesta terça-feira, 18, às 9h. Sessões de exposição de trabalhos, de 18 a 20 de março, das 14h às 17h. O seminário acontecerá no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, à Avenida Perimetral, 1901, em Belém/PA.

Texto: Júlio Matos