Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia na Feira do Livro
conteúdo

Agência de Notícias

Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia na Feira do Livro

Pesquisadoras do Museu Goeldi, do IPHAN e da USP lançam obra na próxima segunda (30) e promovem mesa de debates com o público.
publicado: 25/05/2016 16h45, última modificação: 21/02/2018 16h20
dia 25 - foto ceramica

dia 25 - foto ceramica

dia 25 - foto ceramicaAgência Museu Goeldi - O livro “Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia – Rumo a uma Nova Síntese” será lançado no próximo dia 30 de maio, a partir das 15h, durante a Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. Com colaboração de 45 pesquisadores da área, a publicação fornece um panorama ilustrado das pesquisas arqueológicas sobre cerâmicas da bacia amazônica, desde o Marajó, na foz do Amazonas, até as terras baixas do Equador e Bolívia, passando pelas cerâmicas das Guianas, no norte amazônico, e pelas peças do alto Xingu, ao sul.

A obra é uma produção conjunta do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e conta com a coordenação científica das arqueólogas Cristiana Barreto (MPEG e USP), Helena Pinto Lima (MPEG) e Carla Jaimes Betancourt (Instituto Alemão de Arqueologia e Universidad Mayor de San Andrés, Bolívia).

A programação de lançamento inclui uma mesa sobre cerâmicas da Amazônia. Na mesa, os pesquisadores discutirão com o público temas como as pesquisas arqueológicas na Amazônia Oriental, a produção de cerâmicas artesanais em Icoaraci e a gestão do patrimônio arqueológico no Pará. Às 18h30, acontece a apresentação da obra pelas organizadoras e o lançamento oficial no stand do IPHAN.

Panorama ilustrado - Além de oferecer um panorama ilustrado sobre o estado da arte das pesquisas com cerâmica arqueológicas e as reconstruções da longa história e diversidade dos povos indígenas que ocuparam a Amazônia em tempos pré-coloniais, o livro traz recursos sintéticos importantes para estudantes e pesquisadores, como mapas com a distribuição dos diferentes complexos culturais, um quadro cronológico, um glossário ilustrado e bilíngue de termos técnicos, além de uma compilação bibliográfica sobre o tema.

Texto: Juliana Araujo

 

Serviço:

DATA: 30 de maio

LOCAL: Feira do Livro - HANGAR

15hs -  Mesa “Cerâmicas da Amazônia” (apresentações de 20 minutos por participante com datashow e tempo para debate e perguntas)

- Cristiana Barreto (MPEG, USP)

Cerâmicas arqueológicas da Amazônia

- Helena Lima (MPEG)

O Museu Goeldi e as pesquisas com as cerâmicas na Amazônia

- Carla Jaimes Bitencourt (Instituto Alemão de Arqueologia e Un. Mayor de San Marcos)

Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia oriental

- Deo Almeida (Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso)

Produção artesanal de cerâmicas em Icoaraci

- Glenda Fernandes (IPHAN/PA)

A gestão do patrimônio arqueológico e as coleções cerâmicas no Pará

- Eliane Faria (UFPA)

Ensino e pesquisa com cerâmicas arqueológicas pela UFPA

- Apresentação da obra pelas organizadoras

18:30 - Lançamento da obra “Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia” no stand do IPHAN