Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha convida para abraçar as preguiças do Parque do Goeldi

Campanha convida para abraçar as preguiças do Parque do Goeldi

Campanha de financiamento coletivo objetiva a conclusão das obras de viveiro e berçário das preguiças
publicado: 06/05/2016 12h45, última modificação: 20/02/2018 15h31

Agência Museu Goeldi - A nova campanha de financiamento coletivo para a revitalização do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi já foi lançada. “Abrace a preguiça” é a mais recente estratégia utilizada pelo programa ProGoeldi para arrecadar recursos destinados à conclusão da construção do recinto desses animais e dar início às obras de um berçário.

O projeto do novo viveiro visa o bem-estar de mais de 30 preguiçasAtualmente, o parque Zooborânico abriga cerca de 30 espécimes de preguiça comum (Bradypus variegatus) e 2 exemplares de preguiça real (Choloepus didactylu), que compõem seu plantel de fauna livre. O projeto do novo viveiro tem a proposta de oferecer bem-estar através do enriquecimento ambiental, já o berçário tem a finalidade de acolher os recém-nascidos e apoiar na recuperação de animais apreendidos ou vítimas de acidentes.

Realizada no site de crowdfunding Kickante, “Abrace a preguiça” pretende angariar R$ 278.957 em doações ao final de 57 dias. Os interessados em participar podem doar valores entre R$ 30 e R$ 12.000. Quem contribuir receberá recompensas como camisetas, blocos de anotações, chaveiros, adesivos, imãs de geladeira e outros produtos personalizados com a identidade visual dos 150 anos da instituição. Clique aqui para saber o passo a passo da sua doação e conhecer melhor a campanha.

ProGoeldi – O projeto nasceu da parceria entre o Museu Goeldi e o Instituto Peabiru, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP). A cooperação tem a proposta de realizar a captação e gerenciamento de capital para a celebração do sesquicentenário do Goeldi, em 2016.

Miniatura de papel da preguiça comumAlém do crowdfunding, está no planejamento do ProGoeldi a participação em editais e a realização de campanhas em busca de patrocínios e apoios, que serão revertidos ao Parque do Museu Goeldi. Além do benefício às preguiças, ao longo de 5 anos o projeto objetiva realizar eventos científicos, exposições, a pintura do muros da instituição, a reforma de viveiros e o lançamento de  publicações e vídeos.

Preguiça – O bicho preguiça está entre os mamíferos mais carismáticos e mais procurados pelos visitantes do Parque Zoobotânico, que abriga duas espécies: a preguiça comum (Bradypus variegatus) e a preguiça real (Choloepus didactylu). Essas espécies ganharam versões em miniaturas de papel na série “Viva a Fauna Livre”, que apresentou quatro espécies que vivem soltas no Parque. Conheça mais sobre a preguiça e suas características clicando aqui. Para baixar sua miniatura de papel, clique aqui. Se quiser aprender a montar, clique aqui.

Texto: Mayara Maciel