Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsas e apoio para projetos de pós-graduação na área de biodiversidade da Amazônia

Greenpeace Brasil abre edital que disponibiliza 438 mil reais para investir em projetos de pesquisa nas áreas de Botânica e Zoologia, voltados para a região amazônica. Os candidatos têm até o dia 13 de março para submeter propostas. Em sua primeira edição, o programa de incentivo homenageia o Museu Goeldi, em especial os últimos 20 anos dedicados à descoberta de novas espécies na Amazônia.
publicado: 17/02/2020 16h33, última modificação: 17/02/2020 16h34

Agência Museu Goeldi – O Greenpeace Brasil, por meio do Programa “Tatiana de Carvalho” de Incentivo à Pesquisa e Conservação da Biodiversidade na Amazônia, vai conceder bolsas de mestrado e apoio a projetos ligados a programas de pós-graduação de instituições públicas de ensino e pesquisa na Amazônia, nas áreas de Botânica e Zoologia, com o objetivo de incentivar estudos sobre novas espécies da biodiversidade da região. Nesta primeira edição, o programa homenageia os últimos 20 anos de trabalho do Museu Paraense Emílio Goeldi na área de descoberta de novas espécies para a ciência. Somente nas primeiras décadas do século 21, foram mais de 587 novas espécies identificadas por pesquisadores e colaboradores do Museu Goeldi.

Bolsas e auxílios – Serão disponibilizados por meio do programa os valores de 240 mil reais, em 2020, e 198 mil reais, em 2021, totalizando 438 mil no exercício de dois anos. As propostas poderão ser submetidas em uma das duas categorias:

a)    Categoria 1: 11 bolsas individuais para estudantes de mestrado no valor mensal de 1.500 reais por um período máximo de 24 meses e/ou até defesa da dissertação, se anterior; das quais seis bolsas serão destinadas a alunos formalmente ligados aos Programas de Pós-Graduação mantidos pelo Museu Goeldi e universidades parceiras; e cinco bolsas de iguais valores abertas à candidatura de alunos de mestrado de programas de pós-graduação stricto sensu de todas as instituições públicas sediadas na Amazônia;

b)    Categoria 2: Apoio a projetos de dissertações de mestrado ou teses de doutorado, para a realização de trabalho de campo e ou visita técnica a coleções científicas de outras instituições para análises de material biológico, conduzidos por estudantes formalmente ligados a programas de pós-graduação stricto sensu, sediados na Amazônia Legal.

Para saber mais detalhes, acesse o site do programa e confira o edital.

Candidatos – O edital é aberto a estudantes formalmente ligados (e matriculados) a Programas de Pós-Graduação stricto sensu, credenciados pela Capes, mantidos por instituições públicas de ensino e pesquisa sediadas na Amazônia, e que tenham em seu quadro pesquisadores orientadores credenciados nas linhas de pesquisa relativas às áreas de conhecimento propostas no edital. O candidato, assim como seus orientadores, deve estar cadastrado na plataforma Lattes e possuir perfil acadêmico compatível com as áreas de conhecimento do edital. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março de 2020. O resultado deve ser divulgado no dia 15 de abril de 2020 no site do Greenpeace.

Programa – O Programa “Tatiana de Carvalho” de Incentivo à Pesquisa e Conservação da Biodiversidade na Amazônia é inspirado no trabalho de centenas de pesquisadores, técnicos, mateiros e demais profissionais que atuam na missão de revelar a biodiversidade contida nas florestas.

Na primeira edição, o programa faz uma homenagem às últimas duas décadas de trabalho do Museu Goeldi na descoberta de novas espécies para a ciência. Além disso, o programa recebe o nome da ativista ambiental Tatiana de Carvalho, que, por uma década, atuou na campanha de Amazônia do Greenpeace e morreu em 2012.

Destaque Amazônia – Desde o início do século 21, quando iniciaram a computação e divulgação de listas de espécies novas, os números de descobertas do Museu Paraense Emílio Goeldi não pararam de crescer. A mais recente edição do Destaque Amazônia é dedicada às espécies descritas nos últimos cinco anos (2014 a 2018). Neste período, o MPEG contribuiu com a descrição de 301 espécies de fungos, plantas e animais, incluindo espécies atuais e fósseis. Embora os invertebrados sejam quase a metade nessa lista, é notável a presença de grande número de vertebrados. Acesse o Destaque Amazônia.

Serviço | Programa “Tatiana de Carvalho” de Incentivo à Pesquisa e Conservação da Biodiversidade na Amazônia

Inscrições: 13 de fevereiro a 13 de março de 2020

Resultado: 15 de abril de 2020

Para cadastro e formulário, acesse o site do programa.

Confira o edital.