Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsas de Iniciação Científica do Museu Goeldi: novas inscrições
conteúdo

Agência de Notícias

Bolsas de Iniciação Científica do Museu Goeldi: novas inscrições

Estudantes matriculados em qualquer curso de graduação, com exceção dos que estejam cursando o último semestre, podem participar. As 21 bolsas ofertadas não foram preenchidas no último processo de seleção. As inscrições seguem até o dia 08 de outubro de 2021.
publicado: 23/09/2021 11h31, última modificação: 01/10/2021 17h35

Agência Museu Goeldi – Mais uma oportunidade para quem tem interesse em pesquisas científicas, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/MPEG reabriu, hoje (23), as inscrições para a seleção de 21 bolsistas. As bolsas, disponibilizadas pelo CNPq, são destinadas aos estudantes matriculados em cursos de graduação, exceto para os que estejam cursando o último semestre. As propostas de pesquisa devem ser encaminhadas até o dia 08 de outubro de 2021. Os resultados devem ser divulgados no dia 13 de outubro. A seleção será realizada pelo Comitê PIBIC de Avaliação Interno do Museu Goeldi.

Podem se inscrever estudantes de qualquer curso de graduação, exceto candidatos que estejam cursando o último semestre e alunos com pelo menos duas reprovações no histórico escolar. É vetada também a inscrição de estudantes que possuem qualquer vínculo empregatício. A bolsa, no valor de R$400,00 reais, terá duração a partir de outubro de 2021 a agosto de 2022.

Para participar do processo de seleção, interessados deverão solicitar a orientação de um pesquisador/tecnologista doutor vinculado ao Museu Goeldi. Para tanto, os candidatos podem acessar a lista dos doutores do MPEG no portal da instituição, verificar a linha de pesquisa e o contato do especialista.

Os bolsistas selecionados desenvolverão um projeto científico sob orientação de um pesquisador e/ou tecnologista doutor vinculado ao Museu Goeldi. Com vista à publicação em periódicos científicos, o projeto deverá ser preferencialmente associado a um projeto institucional, de grupos de pesquisa ou individual.

Inscrição – Para realizar a inscrição, os interessados devem ter a confirmação da aceitação de orientação por um pesquisador do Museu Goeldi. Em seguida, os estudantes deverão preencher o formulário do candidato e anexar o comprovante de matrícula em curso de graduação no atual semestre, histórico escolar atualizado, CPF e Currículo Lattes também atualizado. A documentação completa, tanto do aluno quanto do orientador, deverá ser enviada para o e-mail pibic@museu-goeldi.br exclusivamente em formato PDF. Serão desconsideradas as inscrições que apresentarem documentação incompleta.

O período para a submissão dos projetos será entre os dias 23 de setembro e 08 de outubro. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 13 de outubro. Confira os critérios para a seleção de bolsas no Anexo I do edital.

PIBIC/CNPq/MPEG – Tendo  em seus objetivos o despertar de vocações científicas e o incentivo a talentos potenciais, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/MPEG) possibilita também o domínio do método científico e desenvolve o pensar e a criatividade do jovem universitário para a pesquisa, contribuindo de forma decisiva para o ingresso dos alunos na pós-graduação.

Serviço | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/MPEG) – Processo Seletivo: outubro/2021 a agosto/2022

Número de bolsas ofertadas: 21 bolsas

Data para a submissão de propostas: 23 de setembro a 08 de outubro

Data para a divulgação dos resultados: 13 de outubro de 2021

Confira aqui o Edital 03-2021 e formulários