Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biodiversidade e Biotecnologia em aula inaugural no Museu Goeldi

Biodiversidade e Biotecnologia em aula inaugural no Museu Goeldi

A aula inaugural da Turma de 2016 do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte acontece nesta sexta-feira (04/03), no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.
publicado: 03/03/2016 14h30, última modificação: 20/02/2018 10h45

Agência Museu Goeldi – Contribuir para transformar a biodiversidade da região amazônica em produtos e processos que beneficiem a sociedade. Esse é o objetivo das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (PPGBionorte).

Amanhã, às 10h, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, o PPGBionorte realiza a aula inaugural da turma de 2016 de seu polo no Pará. Na aula será apresentada a palestra "Rede Bionorte: da Biodiversidade à Biotecnologia", ministrada pelo prof. Dr. José Luís Nascimento (UFPA/PPGBionorte).

O Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte foi criado em 2012, conta com coordenação da Universidade Federal do Amazonas e é interestadual, com um polo em cada estado da região. No Pará, o Museu Goeldi representa a rede.

De acordo com a Dra. Maria de Lourdes Furtado, coordenadora do polo Pará do PPGBionorte e pesquisadora do Museu Goeldi, “aqui temos 43 doutorandos e as primeiras duas teses já foram defendidas. A turma de 2016 traz 11 novos doutorandos para o Programa.”

Rede Bionorte - A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte) foi criada em 2010 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o objetivo de congregar instituições de pesquisa dos estados amazônicos para gerar conhecimentos, processos e produtos a partir da biodiversidade da região.

Desde 2012, conta com seu Programa de Pós-graduação com polos distribuídos nos 9 estados da Amazônia Legal. A função do PPGbionorte éformar recursos humanos de alto nível, com ênfase na formação de doutores e atração de pesquisadores para a região. No Pará, além do Museu Paraense Emílio Goeldi, fazem parte da rede a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Embrapa Amazônia Oriental (CPATU).

Serviço:
Aula inaugural PPGBionorte

Palestra "Rede Bionorte: da Biodiversidade à Biotecnologia"

Palestrante: Prof. Dr. José Luís Nascimento (UFPA/PPGBionorte)

Data: 04/03 (sexta-feira), às 10h

Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do MPEG. Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme, Belém (PA)

Texto: Uriel Pinho