Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca do Museu Goeldi reabre suas portas Partilhar
conteúdo

Agência de Notícias

Biblioteca do Museu Goeldi reabre suas portas Partilhar

Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna reabre para atender aos usuários que buscam conhecimento e informação sobre assuntos amazônicos
publicado: 11/04/2013 13h00, última modificação: 13/08/2017 09h50

Agência Museu Goeldi – Na próxima segunda, dia 15, às 9h30, acontece a reabertura da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, localizada no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A biblioteca ficou dois anos e oito meses sem realizar atendimento presencial a estudantes, mestres e doutores que buscam apoio no acervo único e valioso que a mesma possui, para realizar reforma no prédio. 

Com a reforma do prédio da Coordenação de Informação e Documentação (CID), a obra contemplou a construção de uma laje sob o ambiente do acervo, assim como foram substituídas toda a climatização e a iluminação. O prédio ganhou um novo piso e as mais de 520 estantes duplex foram restauradas para melhor acondicionamento do acervo. 

“Considerando que o prédio que abriga as coleções bibliográficas tem mais de 30 anos de construído, fez-se necessária uma reforma na cobertura e uma revisão da rede elétrica, primando pela segurança, conservação e a preservação do patrimônio público científico e cultural”, revelou Aldeídes Camarinha, Coordenadora de Informação e Documentação do Museu Goeldi. 

Durante a reforma, os serviços da biblioteca continuaram a ser oferecidos,  com exceção  do atendimento presencial. A Biblioteca Ferreira Penna também é laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, que inclusive não deixou de receber alunos e professores para aulas práticas no prédio durante a restauração. 

Cuidados com o acervo - Para ser efetivada a reforma da biblioteca houve um estudo prévio para que o acervo não fosse danificado durante o período da obra. Para tanto, foi realizada a higienização de todos os livros, folhetos e separatas e em seguida foi feito o acondicionamento do acervo por empresa especializada. 

A coordenadora Aldeídes Camarinha destaca o valor do acervo que a biblioteca possui, e fala que o acondicionamento foi a todo o momento supervisionado para que durante este processo nenhum tipo de prejuízo acontecesse. O acervo acondicionado foi mantido no próprio prédio da coordenação. 

O acervo já foi desempacotado e colocado novamente nas estantes restauradas e agora aguarda os usuários na reabertura do prédio a acontecer nesta segunda, quando o atendimento presencial será retomado. 

Concluída a primeira etapa da obra de reforma do prédio da Coordenação de Informação e Documentação, que foi, justamente, a restauração da Biblioteca Ferreira Penna, fica pendente até o final do corrente ano a construção de um hall de entrada e de calçadas, visto que as atuais não apresentam acessibilidade. O usuário poderá utilizar do novo espaço com mais conforto para estudar, pesquisar, ler e aprender, podendo inclusive levar consigo seu notebook e utilizar do serviço de internet wi-fi que a biblioteca passa a disponibilizar. 

Especialista em assuntos amazônicos- – Idealizada por Domingos Soares Ferreira Penna e concretizada em 1894 por Emílio Goeldi, a biblioteca atende aos pesquisadores da instituição e aqueles encaminhados por instituições conveniadas, além de alunos de Pós-Graduação. Junto com o Arquivo do Museu Goeldi, a Biblioteca tem por objetivo reunir, tratar, organizar, conservar todo o material bibliográfico que se encontra sob sua guarda e difundir as informações nele contidas.. Referência nas áreas de atuação do MPEG: Antropologia, Arqueologia, Botânica, Ciências da Terra, Ecologia, Lingüística, Zoologia relacionados à Amazônia, a Biblioteca atende público especializado e de caráter acadêmico e científico 

A Biblioteca oferece serviços de consulta, empréstimo, comutação bibliográfica, acesso a base de dados em CD-ROM, intercâmbio e venda de publicações, e contribui para a preservação da memória cultural, histórica e científica da Amazônia. 

Com uma coleção de  cerca de dois mil livros raros de inestimável valor histórico e científico, a Biblioteca é fonte de leituras essenciais para qualquer pesquisa sobre a região Amazônica. 

 O acervo da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna é composto ainda por periódicos, folhetos, separatas, mapas, CDs, fotografias, filmes, fitas e microfilmes. 

Serviço – Reabertura da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, dia 15, às 9h30, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi localizada à Avenida Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém/PA. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. 

Texto: Júlio Matos

Edição: Lilian Bayma