Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aprendizado de Ciência: Goeldi realiza 21º Seminário de Iniciação Científica

Aprendizado de Ciência: Goeldi realiza 21º Seminário de Iniciação Científica

Multiplicidade de temas compõe evento anual que reúne estudantes de graduação
publicado: 06/06/2013 12h35, última modificação: 14/08/2017 07h16

Agência Museu Goeldi – São mais de 110 estudantes de graduação em treinamento para a carreira científica. O mesmo número de bolsas de iniciação científica que resultam em número correspondente de estudos sobre as populações humanas, a fauna e a flora da região amazônica. Alguns são estudos de ciência básica, que auxiliam a compreensão do funcionamento da vida no planeta; e, outros, estudos aplicados, geradores de ferramentas, serviços e processos que podem melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Despertar vocações científicas, incentivar talentos potenciais, possibilitar o domínio do método científico e desenvolver o pensar e a criatividade do jovem universitário para a pesquisa na Amazônia, a maior reserva florestal e hidrológica do mundo com mais de seis milhões de quilômetros quadrados distribuídos por 9 países da América Latina. Objetivo nobre que lança mão de recursos públicos para formar recursos humanos e conhecer melhor a região.

A Amazônia, como patrimônio natural brasileiro que é, se constitui no principal ambiente das investigações científicas e debates que acontecem anualmente no Museu Paraense Emílio Goeldi, através do XXI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq).

Com o tema “Desafios para o estudo, sustentabilidade e conservação da Amazônia”, o evento apresenta resultados de pesquisas realizadas por bolsistas, orientados por pesquisadores do Museu, em cinco áreas do conhecimento: Zoologia, Botânica, Ciências Humanas e Ciências da Terra, bem como na área de Comunicação e Extensão. O seminário acontece de 24 a 28 de junho de 2013, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém (PA).

Fauna Amazônica – Uma palestra sobre “O Conhecimento da fauna amazônica – passado, presente e perspectivas futuras, com referência à história do Grão-Pará e das expedições do século XV ao XIX” abre o evento às 14h30 da segunda-feira, dia 24. O tema será abordado pelo Dr. Nelson Papavero, um dos principais colaboradores do Plano Nacional de Zoologia do CNPq que foi vice-diretor do Museu Goeldi na década de 1980.

Pibic – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (Pibic/MPEG/CNPq) tem cumprido seu papel estratégico na formação contínua e crescente de jovens cientistas nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Vida e Ciências Humanas. Já foram muitos os resultados alcançados, a começar pela intensa capacitação de jovens pesquisadores, incentivando-os ao ingresso nos cursos de pós-graduação, bem como no desenvolvimento de pesquisas voltadas para as populações amazônicas, a cultura regional e a sua riqueza natural.

Serviço – XXI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq, de 24 a 28 de junho de 2013, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, sito Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme. Solenidade de abertura às 15h.

Clique aqui para acessar a programação completa do evento e aqui para acessar o Edital 2013 do Programa.

Texto: Ricardo Sousa e Sílvia Leão