Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agosto no Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

Agosto no Museu Goeldi

Tem palestras, seminário, rodas de conversa, oficina, feira de artesanato e o aniversário da face mais conhecida do Museu Goeldi. Desde 1895, o Parque Zoobotânico da instituição é um dos destinos preferidos de paraenses e turistas.
publicado: 11/08/2016 12h15, última modificação: 19/02/2018 13h50

Agência Museu Goeldi – Pegue um táxi em Belém do Pará e peça para ir ao Museu. Apesar de a cidade ter uma extensa rede museológica, é quase certo que “a” ou “o” motorista leve você para a Avenida Nazaré, nº 376, endereço do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Para o público, falou em museu lembrou do Museu Goeldi e visualizou o seu Parque, inaugurado há 121 anos. Esse é o nível de familiaridade dos cidadãos da capital paraense com a instituição sesquicentenária que organizou o mais antigo zoobotânico brasileiro.

Os 150 anos do Museu Goeldi começam a ser celebrados antecipadamente a partir de agosto com uma série de atividades comemorativas que ressaltam a instituição como local de produção e compartilhamento de conhecimento.

Programação – “Como os animais se comunicam?” é a atividade que inaugura as ações festivas do Museu Goeldi esse mês. A roda de conversa acontecerá amanhã (12), de 9h30 às 11h, no coração do Parque Zoobotânico, o Bambuzal, e será conduzida pelo cientista ambiental, Cezar Filipe. Serão 50 vagas disponíveis para estudantes do oitavo ano em diante, ensino médio e graduação. As inscrições são até hoje (11) pelo e-mail bibliotecaclaragalvao@gmail.com.

No próximo dia 18, quinta-feira, a equipe do setor de fauna do Parque Zoobotânico do Goeldi aborda os estudos científicos que acontecem no espaço, que envolvem o manejo e reprodução de animais silvestres às estratégias de tratamento dos animais oriundos de resgates pelos órgãos ambientais, da limpeza do recinto à nutrição específica de cada espécie. O bate-papo acontece de 8h30 ás 12h, no auditório Alexandre Ferreira, com entrada gratuita.

Domingo é o momento do tradicional passeio em família no Parque Zoobotânico, e no dia 21 de agosto, o público poderá conferir a nova edição da “Expo-Feira Arte Goeldi”. A exposição vai ter a participação dos artesãos do Espaço Goeldi 150 e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SESMA) com ações educativas. Tudo acontecerá, de 9h às 15h, no espaço do Bambuzal.

Na terça e quarta-feiras, 23 e 24 de agosto, acontecerá a “Oficina de Plantas de Valor econômico na Amazônia”. Ministrada pela bióloga Maria Filomena Secco e pela terapeuta Isabela Fagury, a oficina tem o objetivo de estimular discussões sobre as plantas de valor econômico encontradas no parque Zoobotânico, bem como representá-las através de pinturas em tecidos. O material confeccionado por idosos, público-alvo da oficina, fará parte de uma exposição em outubro, durante as comemorações do aniversário do Museu Goeldi. A iniciativa é do projeto “Potencialização dos Saberes dos Idosos”, que abrirá cinco vagas extras para o público em geral. Inscrições até o dia 22 de agosto pelo e-mail biblioteclaragalvão@gmail.com.

“A Roda de Memória: 150 anos de Museu” é uma atividade do Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi e será realizada no dia 25 de agosto, quinta-feira, às 11h, no espaço do Castelinho. A atividade terá a participação de estudantes e professores que desenvolvem trabalhos sobre memória cultural com foco no Museu. O trabalho será realizado com fotografias e depoimentos de vivências museológicas no MPEG. As inscrições vão até o dia de 24 de agosto e podem ser feitas pelo e-mail bibliotecaclaragalvao@gmail.com.

Agosto também é tempo de fazer uma última visita à exposição “Filhos da Mata”, em cartaz até o dia 28, domingo, no Pavilhão Domingo Soares Ferreira Penna. Mais conhecido como “Rocinha”, o prédio centenário é um dos maiores símbolos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Atualmente, em seu salão transversal, estão alguns trabalhos do artista da terra, Sebá Tapajós, resultado do seu projeto mais recente, “Street River”, uma galeria fluvial na Ilha do Combú, próxima a Belém. O cotidiano dos ribeirinhos é o tema das obras de “Filhos da Mata”.

O Zoobotânico – Inaugurado em agosto de 1895, quase 30 anos depois da Associação Philomática (Amigos da Ciência), que deu origem ao Museu Goeldi, o Parque Zoobotânico é um dos cartões postais de Belém do Pará. Criado durante o boom econômico da borracha e do requinte da Belle Époque, representado pela edificação da Rocinha, desde a origem o Zoobotânico foi procurado pela população local como um espaço de lazer e interação com a natureza amazônica. Os números de visitação, que hoje estão na média de 300 mil visitantes por ano, confirmam a preferência.

Mais do que isso, o Parque Zoobotânico foi a primeira iniciativa dessa categoria no Norte do Brasil e um centro de referência para pesquisas sobre a biodiversidade da região. Com uma área verde de 5,4 hectares em pleno centro urbano, estima-se que no Parque exista uma população vegetal de mais de 500 espécies e cerca de 100 árvores de grande porte, incluindo as centenárias. A população de animais vivos no Parque conta com mais de 80 espécies. Em 2014, foram contabilizados 1.790 animais no plantel.

Visitação – O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi está aberto ao público de quarta a domingo, no período de 9h às 17h. As exposições internas tem horário diferenciado, de 9h às 15h. O valor de visitação é de R$ 3, com meia entrada para estudantes e gratuidade para maiores de 60 anos e crianças de até 12 anos de idade. Jovens de baixa renda também têm direito à meia-entrada mediante a apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto.

Texto: João Cunha

Serviço

Programação de aniversário de 121 anos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

- 12/08 (sexta-feira)

Roda de Conversa “Como os animais se comunicam?”

Local: Bambuzal, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Nazaré, nº 376, bairro São Brás, Belém)

Hora:  9h30 às 11 h

Inscrições: até o dia 11 de agosto pelo e-mail bibliotecaclaragalvao@gmail.com , com direito a declaração de participação

Público: Alunos de oitavo ano em diante, ensino médio e graduação

Nº de vagas: 50

 

- 18/08 (quinta-feira)

Palestras “Parque Zoobotânico: um local também de produção científica”

Local: Auditório Alexandre Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Nazaré, nº 376, bairro São Brás, Belém)

Hora: 8h30 às 12h

 

- 21/08 (domingo)

Expo-Feira Arte Goeldi”

Local: Bambuzal, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Nazaré, nº 376, bairro São Brás, Belém)

Hora: 9h às 15h

- 23 e 24/08 (terça e quarta-feira)

Oficina de Plantas de Valor econômico na Amazônia.

Palestrantes: Maria Filomena Secco (bióloga) e Isabela Fagury (terapeuta)

Local: Auditório Alexandre Rodrigues, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Nazaré, nº 376, bairro São Brás, Belém)

Público: idosos do projeto “Potencialização dos Saberes dos Idosos”, mas há a oferta de 05 vagas extras ao público em geral.

Inscrições: até o dia 22/08 pelo e-mail biblioteclaragalvão@gmail.com

 

- 25/08 (quinta-feira)

Roda de Memória: 150 anos de Museu

Motivadores da Memória:  Ana Silva (Msc. em Memoria Social), Laysa Santos e estagiária de História)

Local: Castelinho, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Nazaré, nº 376, bairro São Brás, Belém)

Hora: 11h

Público: previamente agendado pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Serviço de Educação.

Vagas Disponíveis: 10 para professores e alunos de nível médio.

Inscrições: até o dia 24/08 pelo e-mail bibliotecaclaragalvao@gmail.com e direito a declaração de participação

Maiores Informações: (91) 3182-3218 (Serviço de Educação)

 

- Até 28/08 (domingo)

Exposição “Filhos da Mata”, de Sebá Tapajós

Local: Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (“Rocinha”), Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Nazaré, nº 376, bairro São Brás, Belém)

Hora: 9h às 15h