Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Adaptação climática e conservação da diversidade de libélulas do Cerrado"

"Adaptação climática e conservação da diversidade de libélulas do Cerrado"

publicado: 18/09/2019 12h00, última modificação: 26/09/2019 12h35

Dia 25 de setembro | 15h

Tema: Adaptação climática e conservação da diversidade de libélulas (Odonata, Insecta) do Cerrado baseada em modelos climáticos regionais.

Palestrante: Dr. Leandro Schlemmer Brasil (Programa de Pós-Graduação em Zoologia – Universidade Federal do Pará/ Museu Goeldi).

Resumo: Os efeitos das mudanças climáticas globais são inegáveis, causando impactos nas espécies de libélulas no bioma Cerrado. Por ser um dos fatores principais, determinando a ocorrência das espécies, mudanças no clima podem alterar a adequabilidade ambiental dos locais onde as espécies ocorrem, causando mudanças em seus padrões de distribuição. Tais mudanças podem ser ainda mais comprometedoras se as espécies afetadas possuem baixa capacidade de dispersão, como é o caso de algumas espécies ameaçadas. A modelagem da distribuição de espécies levando em consideração as mudanças climáticas são de grande importância para conservar a biodiversidade. Nesse contexto, propõe-se o Café com Ciência para tratar de um bioma pressionado por atividades antrópicas e com importância e que está geograficamente localizado nas adjacências do bioma amazônico. Segundo o Observatório do Clima, “o Cerrado é a savana mais rica do mundo, o segundo maior bioma do Brasil, e um dos que mais sofre com desmatamentos e queimadas provocadas pela ação humana. Mesmo se adaptando à seca e às queimadas, o Cerrado já perdeu muito do seu território. Este ano, o desmatamento subiu em 27%, segundo os alertas do sistema de monitoramento Deter. Além de impactar o clima e outros biomas, a destruição desse ecossistema influencia diretamente a distribuição das águas brasileiras”. O Dia Nacional do Cerrado foi comemorado no último dia 11; e a Semana Mundial pelo Clima inicia-se ao dia 20. Este debate, portanto, torna-se importante para levar à comunidade acadêmica a importância deste bioma para a compreensão dos impactos das mudanças do clima na Terra.

Local: Sala 2, Coordenação de Ciências Humanas | Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém/PA).