Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o seminário sobre biodiversidade e evolução

Abertas as inscrições para o seminário sobre biodiversidade e evolução

O evento do Programa de Pós-Graduação nessa temática envolve a apresentação de trabalhos e palestras magnas sobre assuntos de interesse para toda a comunidade acadêmica, como as recentes queimadas dos biomas brasileiros.
publicado: 22/10/2020 16h50, última modificação: 27/10/2020 10h44

Agência Museu Goeldi - Estão abertas as inscrições para o II Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Previsto para o período de 09 a 12 de novembro, o evento será totalmente online e é aberto a estudantes, professores e pesquisadores interessados em conhecer as pesquisas desenvolvidas dentro do programa. A programação também prevê palestras magnas com temáticas de interesse público, como as recentes queimadas dos biomas brasileiros, a presença de mulheres na ciência e saúde mental na universidade, entre outros temas.

Estudantes atualmente matriculados e egressos do programa no último ano podem inscrever trabalhos até o domingo, 25. Acadêmicos e profissionais da área também podem se inscrever nos concursos de fotografia e de ilustração científica, ambos com o tema “A natureza e suas dimensões".

O evento já conta com 160 inscrições externas ao PPGBE e a ideia é que, ao enviar trabalhos e imagens (fotografias e ilustrações), os participantes apresentem um pouco sobre os seus trabalhos, aumentando a interação do programa com outros universos e públicos, incluindo programas de pós-graduação afins.

“O seminário este ano foi totalmente organizado pelos discentes. Eles fizeram uma enquete com relação a temas de maior relevância para os alunos e daí emergiu toda a programação”, conta a coordenadora do PPGBE, Marlúcia Martins, que é pesquisadora da Zoologia do Museu Goeldi.

Martins explica que, durante o processo de definição de temas, os próprios estudantes exploraram não só aspectos como o aprofundamento do conhecimento da biologia evolutiva e pontos que eles consideram críticos no desenvolvimento das pesquisas mais atuais, que incluem inovações, tecnologias ou novas fronteiras de conhecimento em expansão, mas também assuntos relevantes ao próprio fazer acadêmico.

“Eles ainda inovaram com o concurso de fotografia. Eu fiquei bastante orgulhosa de vê-los bastante engajados nesse processo de comunicação da ciência e de discussão de temas relevantes para a formação deles, mas também ajudando na formação de um público maior”, enfatiza a coordenadora do programa.

Durante os quatro dias de programação, os trabalhos serão apresentados em blocos nos seguintes tópicos: Biologia da conservação, Sistemática e taxonomia, Ecologia de comunidades, Filogeografia e morfologia.

Ouvintes podem se inscrever gratuitamente até o dia 08 de novembro pelo website do evento, onde a programação completa também se encontra disponível.

Programa - O PPGBE é uma iniciativa regional pioneira, sendo também a primeira das duas pós-graduações oferecidas de maneira autônoma pelo Museu Goeldi, que mantém mais cinco cursos de pós-graduação em parceria com instituições de ensino superior.

As linhas de pesquisa do programa envolvem o conhecimento fundamental sobre a origem e caracterização da diversidade biológica, a partir de diferentes grupos, bem como a análise dos processos naturais e antrópicos que afetam essa biodiversidade no tempo presente.

No PPGBE, os alunos aprendem a analisar os processos históricos, funcionais e evolutivos determinantes da biodiversidade, enfatizando a sua descrição e origem, assim como os processos que permitem a sua manutenção ou perda.

Serviço: O II Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução será realizado entre os dias 09 e 12 de novembro. As inscrições de trabalhos por estudantes egressos vão até o final desta semana. Já os ouvintes podem se inscrever até o dia 08 de novembro. A programação completa está disponível no site https://www.even3.com.br/semanappgbe2020/.