Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A opção deste sábado é dançar no Museu Goeldi

A opção deste sábado é dançar no Museu Goeldi

Roda aberta de dança circular é fruto da parceria da instituição com o coletivo Ubuntu e será ofertada uma vez ao mês. O primeiro evento de 2019 será realizado na manhã deste sábado (27), no Castelinho, às 9h.
publicado: 25/07/2019 16h07, última modificação: 26/07/2019 12h33

Agência Museu Goeldi – A dança sempre esteve presente na história dos povos, seja como expressão artística ou ritual sagrado. O Movimento de Danças Circulares ganhou o mundo, a partir dos trabalhos do coreógrafo Bernhard Wosien no final da década de 70, por suas características educativa, terapêutica e a busca em conectar os participantes com o mundo ao seu redor. A formação do círculo de pessoas é um símbolo forte de comunhão. É essa experiência que será ofertada aos visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) neste sábado (27), a partir das 9h. Será a primeira de uma série de rodas abertas que serão realizadas mensalmente, sempre no quarto sábado de cada mês.

As danças circulares possuem inúmeros benefícios, entre os quais destacam-se a melhora na concentração, memória, integração com a sociedade e autoconhecimento. Um ponto curioso da dinâmica é o fato de não ser necessário o conhecimento prévio de danças. Por possuir movimentos simples e de fácil compreensão, a atividade permite que grande número de pessoas que tenha interesse estejam aptas a interagir e desfrutar de suas melodias e ritmos.

As rodas abertas realizadas no Parque Zoobotânico fazem parte de uma parceria entre o Museu Goeldi e o coletivo Ubuntu, que irá guiar a atividade. As danças circulares serão realizadas na área do Castelinho, localizado a esquerda da entrada principal do Parque, próximo a Rocinha. A atividade é livre a todos os visitantes que tiverem interesse em participar.

Ubuntu – Coletivo de Belém, o Ubuntu trabalha pela construção de uma cultura de paz. Movido pela crença de que somente com a ação coletiva esses objetivos são atingidos, o grupo realiza na capital e no interior do Pará rodas abertas para a realização de danças circulares.

Segundo informações disponibilizadas por Ana Cláudia Pinto da Costa, uma das focalizadoras do grupo, em sua página no site dedanças circulares, o coletivo também auxilia na difusão das rodas de dança em escolas públicas e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), por meio de eventos de formação continuada para educadores e profissionais de saúde e assistência.

Uma das marcas do coletivo Ubuntu é a escolha de belos locais para a realização das rodas de danças. Esse é caso do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, cuja relação ecológica profunda com o universo amazônico ajuda no propósito das rodas de dança de contribuir para o aumento na qualidade das relações do humano do qual faz parte.

Texto: Karolina Cunha

Serviço | Roda aberta de dança circular

Data: 27/07/2019 (sábado), às 9h

Local: Castelinho, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, São Bras, Belém)