Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A educadora Helena Quadros falece por Covid

A educadora Helena Quadros falece por Covid

publicado: 16/04/2021 14h52, última modificação: 16/04/2021 20h08

Agência Museu Goeldi – Todo ano um sorriso largo recebia um turbilhão de estudantes no evento Museu De Portas Abertas. Esse mesmo sorriso se espalhava pelo Festival de Gastronomia Inteligente e estava presente em atividades educativas na Terra Firme, bairro periférico onde se situa o Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. A educadora Helena do Socorro Alves Quadros, vitimada hoje pela Covid-19, era uma das pessoas a personificar o movimento desta instituição científica sesquicentenária como local de transformação, participação pública e de responsabilidade social. Trabalhou neste sentido por quatro décadas, e, nesse período, se qualificou como profissional e cidadã enquanto ajudava a construir múltiplas interações sociais do Museu Goeldi.

Helena Quadros, pedagoga, com especialização em Ação Educativa e Cultural em Museus (UNI-RIO) e em Educação Ambiental (NUMA/UFPA), defendeu em 2019 o doutorado em Educação, na Universidade Federal do Pará, com a tese “A Epistemologia da Educação Museal na Amazônia Paraense: um estudo sobre o programa O Museu Goeldi de Portas Abertas”. Seu mestrado em Educação foi obtido em 2000, na Universidade da Amazônia, com a dissertação “Redescobrindo a Educação em Museus: uma experiência no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi”.

No Museu Goeldi, ela coordenou de 1985 até 2015 o Núcleo de Visitas Orientadas – NUVOP, vinculado ao Serviço de Educação; foi responsável pelos projetos O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade, Festival de Gastronomia Inteligente e O Museu Goeldi de Portas Abertas. Como integrante do projeto Educação e Conservação de Espécies Aromáticas Nativas da Amazônia, coordenado pela engenheira agrônoma Vera Bastos (ex-curadora da Flora do Zoobotânico do Goeldi), recebeu o Prêmio Para Projetos Educacionais Modelos nos Jardins Botânicos Brasileiros, concedido pelo Botanical Gardens Conservation International (BGCI), através do programa Investing in Nature.

Helena Quadros também angariou sucesso como orientadora de bolsistas de Iniciação Científica. Seus alunos receberam Prêmio PIBIC/MPEG como melhores estudos em 2009, 2010 e 2012. A educadora igualmente orientou estudantes de Ensino Médio e Pós-Graduação. Atuou ainda como conselheira do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no Ponto de Memória da Terra Firme, que ajudou a articular.

E, em todos os trabalhos realizados, criou laços, conquistou pessoas, gerou empatia e costurou tudo com afeto.

Como sua colega pedagoga, Socorro Andrade, falecida em janeiro de 2021, Helena Quadros entendia que a ciência precisa tocar o coração e a vida das pessoas e o sorriso, abraço e afeto é também um conhecimento a ser transmitido.

Em luto, o Museu Goeldi agradece a honra de ter contado com o talento, a disponibilidade e a alegria da educadora Helena Quadros, e se solidariza com os familiares, amigos, parceiros e colegas em sua tristeza por sua perda.

Museu Paraense Emílio Goeldi