Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Museu de Portas Abertas” realizará edição especial nesta semana

“Museu de Portas Abertas” realizará edição especial nesta semana

Mostra da educação, ciência e comunicação do Museu Goeldi faz parte da “Primavera dos Museus” e vai acontecer nos próximos dias 22 e 23 de setembro
publicado: 20/09/2016 13h45, última modificação: 21/02/2018 14h53

Agência Museu Goeldi – O Museu Goeldi é uma das instituições de ciência mais populares do Brasil e o “Museu de Portas Abertas” um momento de diálogo estreito com a sociedade. Tradicionalmente realizado no mês de outubro, em 2016 o projeto ganhou edições extras. Nos próximos dias 22 e 23, quinta e sexta-feira, o público vai conferir uma exposição dedicada ao Museu Goeldi e suas ações em educação, ciência e comunicação.

Coleções zoológicas em exposiçãoReunidas na passarela central do Parque Zoobotânico, centro de Belém, uma mostra das pesquisas em Zoologia, Botânica e outras áreas do conhecimento. Kits educativos, trilhas e vivências realizadas pelo Serviço de Educação do Museu Goeldi também fazem parte do “Museu de Portas Abertas”.

“Essa exposição foi pensada para valorizar e apresentar às pessoas o trabalho que é feito dentro do Museu”, explica a educadora Helena Quadros, uma das idealizadoras do evento.

Primavera dos Museus - A programação faz parte da “Primavera dos Museus”, temporada cultural promovida por diversos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em sua 10ª edição, o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura” ressalta o papel social das instituições museológicas no estímulo de trocas simbólicas, culturais, de saberes e experiências. Confira aqui a agenda completa do Museu Goeldi.

Ciência e Tecnologia – Ao mesmo tempo, o “Museu de Portas Abertas” antecipa as atividades da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016”. Realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do agora Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o evento busca aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o Brasil.

"Museu de Portas Abertas" apresenta ciência ao públicoMuseu de Portas Abertas – O “Museu de Portas Abertas” é uma tradição do Museu Paraense Emílio Goeldi. O projeto propõe ampliar o conhecimento da região amazônica e, principalmente, incentivar e divulgar a pesquisa científica. A edição de setembro é aberta a todos os públicos e acontecerá pela manhã, de 9h às 12h, e de tarde, de 14h às 17h, nos dias 22 e 23 de setembro.

O Parque Zoobotânico está localizado na Avenida Magalhães Barata, nº 376, bairro São Braz. O valor do ingresso é de R$3,00 (inteira) e R$1,50 (meia-entrada) para estudantes mediante a apresentação da carteira de identificação estudantil e jovens de baixa renda com apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto. Crianças com até 12 anos incompletos, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência têm direito à gratuidade.

Museu de Portas Abertas

Popularização da ciência com kits educativos, trilhas e vivências no Parque

Dia: 22 e 23 de setembro (quinta e sexta-feira)

Horários: 9h às 12h e de 14h às 17h